Já está em vigor a Lei 2195/2009 de autoria do deputado estadual Wilber Coimbra (PSB) que obriga os restaurantes, bares, lanchonetes e similares que atendem mais de 30 mesas a contratarem um nutricionista. Esses profissionais ficarão responsáveis pela qualidade e análise dos alimentos colocados para consumo dos clientes dos estabelecimentos. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de Rondônia nesta quarta-feira (02/12).
“É incontestável a importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas. Com a promulgação desta Lei, estamos oferecendo mecanismo importante para que a população tenha garantia de qualidade do alimento que consome nos mais diversos estabelecimentos de nosso Estado” argumenta o parlamentar.
Em sua justificativa quando apresentou o projeto, Wilber salientou que somente um nutricionista tem a capacidade adequada para distinguir os alimentos próprios para consumo, a forma correta para armazenamento e preparo dos alimentos, a maneira mais eficiente de evitar desperdícios e técnicas para aproveitá-los com todas as suas propriedades.
De acordo com a Lei, o profissional de nutrição também ficará responsável em acompanhar com rigor técnico todo o processo, desde a compra do produto até seu preparo, atestando assim, a qualidade e procedência do alimento.
“A saúde de nossa população vem em primeiro lugar, portanto essa é uma Lei que prima pelo bem público e a saúde coletiva. Nada mais correto que cuidarmos de nossa alimentação e do que ingerimos nesses estabelecimentos” complementa o deputado.