Fraude virtual promete vídeo erótico de Geisy para infectar PCs
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um golpe virtual, enviado em nome do G1, tenta fazer com que os internautas cliquem em um link– o objetivo é instalar códigos maliciosos no computador de internautas. A mensagem fraudulenta leva o título “Vítima de preconceito na faculdade é garota de programa” e refere-se à estudante Geisy Arruda, de 20 anos.
Geisy ganhou atenção da mídia – até internacional -- depois de ter ido para a aula do curso de Turismo, no campus da Uniban no dia 22 de outubro, com um vestido rosa curto. Vídeos foram colocados na internet, mostrando os alunos hostilizando e humilhando a garota. Ela só conseguiu deixar a universidade após a chegada da polícia, vestindo um jaleco comprido.
Seguindo o padrão dos golpes virtuais, a mensagem é mal escrita – chamam atenção, principalmente, os erros de pontuação. Além de prometer um vídeo com a reportagem divulgando o trabalho da jovem como garota de programa, o texto fraudulento diz ainda que Geisy mostrou fotos sensuais com exclusividade à equipe da reportagem.
Golpes desse tipo são chamados de phishing scam (entenda aqui como funciona). Com essa tática, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!