DANÇA - SEDUC promove Mostra Cultural no Cláudio Coutinho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Estado da Educação, através de sua Representação de Ensino, em Porto Velho, realizará nos dias 4 e 5 de dezembro, no Ginásio Cláudio Coutinho, a VII Mostra de Dança de Porto Velho, com o tema “Emoções”. O evento será desenvolvido pela Escola de Dança de Porto Velho – atualmente coordenada pela REN/SEDUC – e objetiva despertar no público o hábito para a cultura e a valorização da dança. A previsão é que o espetáculo inicie às 8h, mas as apresentações acontecerão também à tarde e à noite.
Este é o primeiro projeto desta natureza implantado pelo governo do estado, que objetiva a inclusão social de crianças e jovens a uma opção cultural gratuita. A Escola de Dança da Seduc foi criada em 2005 pelo Governo do Estado com base na Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), atendendo à política de desenvolvimento do ensino da arte.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Marli Cahulla, a dança na vida das crianças é fundamental, tanto na sua formação artística quanto na sua integração social. Tudo porque a dança desenvolve os estímulos tátil, visual, auditivo, afetivo, cognitivo e motor. São também trabalhados aspectos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si.
“A criança tem oportunidade de trabalhar o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, utilizando-se dos seus movimentos naturais”, complementou a secretária, acrescentando que a dança proporciona, na Educação, elementos significativos que favorecem o desenvolvimento do ser humano. Marli Cahulla ressalta ainda que a proposta da Escola de Dança e com suas respectivas atividades é a de promover formação sócio-cultural, como complemento escolar.
“Hoje nossa Escola de Dança atende alunos da rede pública estadual, municipal e comunidade geral. E tem oferecido ao público uma opção de cultura e lazer e aprendizagem”, ressalta a secretária.
Segundo Marcos Meirelles, da Representação de Ensino, este ano a mostra enfocará a forma como nós reagimos perante as situações vividas no cotidiano, expressado em forma de sentimentos como: alegria, saudade, melancolia, tristeza, esperança, angústia, arrependimento e loucura por exemplo.
A entrada é livre, com colaboração de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Campanha do Natal Solidário, evento promovido pela União de Voluntários do Estado de Rondônia – UVERON.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!