Na manhã desta quinta-feira (26), o governador Ivo Cassol participou da solenidade de comemoração do 34ª aniversário da Polícia Militar do Estado de Rondônia. A solenidade, que aconteceu no pátio do Comando Geral, contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodir Carlos; da secretária de Estado da Educação, Marly Cahulla, Cláudia Carvalho, secretária de Estado de Turismo; Juarez Jardim, diretor do Detran; dos deputados estaduais, Silvernani Santos, Ezequiel Neiva e Jesualdo Pires, estes dois últimos grandes colaborados da corporação em diversos aspectos, e demais autoridades da sociedade civil e militar.
No local, Cassol foi recepcionado pela coronel Angelina Ramires, comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Em seguida, deu-se início a cerimônia com a apresentação das tropas.
Durante a solenidade, o governador Ivo Cassol e a comandante geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramires , entregaram às autoridades civis, militares e policiais militares, a medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, a mais alta Comenda da polícia militar, pelos relevantes serviços prestados à corporação.
De posse da palavra, a Cel. Angelina, agradeceu a presença de todos e ressaltou o progresso que a corporação tem vivido nos últimos anos. “Todos os esforços foram para conseguir uma corporação moderna e eficiente para a população deste Estado”, afirmou a coronel. De acordo com ela, a atuação dos PMs não se limitou a apenas o Estado de Rondônia, mas sim, aos outros Estados da federação e até mesmo países, através da Força Nacional.
A coronel disse ainda que o Governo do Estado tem trabalho muito para dar melhores condições de trabalho para a corporação. “Agradecemos o Governo Estadual que não tem medido esforços para dar suporte ao nosso trabalho. Investiu em contingente, veículos e armamentos, além da reestrutura remuneratória dos nossos agentes”, concluiu Angelina.
Ao se pronunciar, o governador lembrou os tempos de dificuldades que a polícia militar viveu em Rondônia em administrações anteriores. “Na época eu era empresário em Rolim de Moura, cansei de ajudar na compra de combustível para as viaturas, juntamente com demais empresários”, lembrou Cassol.
Segundo o governador, hoje a corporação está com viaturas novas e contingente elevado para combater a violência nos quatro cantos do Estado. “Aumentamos em 57% o número de policiais militares nas ruas de nossas cidades, além de estarmos em fase final para a contratação de 800 policiais e mais 150 bombeiros”, declarou o governador.
Na ocasião, Cassol anunciou a terceirização de novas viaturas, que já foram repassadas às polícias, explicando que o projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas por ser mais econômico para o Estado, terceirizar a frota do que adquirir os veículos. Disse ainda que, ao terceirizar, não terá preocupação com as viaturas quebradas, porque se estragar uma, a empresa que ganhou a licitação para fornecer os veículos vai recolher a quebrada e mandar outra nova. “Com isso teremos mais agilidade no atendimento das ocorrências, na elucidação de crimes e no combate à violência, sem contar que sai mais barato para o Estado”, finalizou.
Ao final, Cassol parabenizou a corporação e todos os homenageados com a comenda Mérito Forte Príncipe da Beira.
Histórico
Tendo por objetivo executar o policiamento ostensivo, assegurar a manutenção da ordem, o cumprimento da lei e o exercício dos poderes constituídos no âmbito do então território federal de Rondônia, a Polícia Militar foi criada no dia 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial, através da Lei nº 6.270 e regulamentada pelo Decreto Federal nº 79.108/77. Desde então, a corporação vem auentando o número de contingentes e hoje conta com 5.151 policiais militares distribuídos em todos os 52 municípios e distritos do Estado, exercendo suas funções, protegendo a população.