A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental, realizou semana passada, na Escola Municipal São Pedro, uma oficina com reutilização de pneus, tecidos feitos de fibras e sementes na confecção de guirlandas para decoração natalina da escola.
De acordo com a técnica da Sedam, Izabel Cristina, responsável pelo projeto Meio Ambiente na Arte e Cultura da Coordenadoria da Educação Ambiental, os alunos que participaram da oficina de guirlanda eram do período noturno que cursam a Educação dos Jovens e Adultos (EJA).
“Essa atividade ensinou aos alunos a Educação Ambiental com a arte e a cultura local. Os alunos também foram sensibilizados e conscientizados sobre os cuidados ao meio ambiente”, ressaltou a técnica da Sedam.
Reserva do Pacaás Novos
O projeto Arte e Cultura também foi demonstrado na Reserva do Pacaás Novos onde os moradores tiveram noções do potencial da geração de renda que pode ser utilizado com os resíduos da floresta.
A técnica da Sedam, Izabel Cristina, desenvolveu com a comunidade uma oficina de mandalas. Depois os moradores fizeram um relato de experiências vivenciadas dentro da resex que fica localizada no município de Guajará-Mirim.
De acordo com a técnica da Sedam, foi identificado o potencial do uso sustentável da Reserva como fonte de geração e renda, fator que favoreceu o desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental e a conscientização dos moradores.