Painel Político –(Silvernani Santos corre por fora com apoio de Acir Gurgacz)– Alan Alex

Silvernani corre por fora com apoio de Acir Gurgacz

Painel Político –(Silvernani Santos corre por fora com apoio de Acir Gurgacz)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pedra cantada

Há algum tempo eu vinha falando sobre a possibilidade de alguns deputados passarem uma rasteira em Ivo Cassol e para que isso acontecesse um personagem era indispensável, Acir Gurgacz. As articulações vieram a tona este fim de semana, em reuniões encabeçadas por Silvernani Santos que já estava politicamente morto até que a Justiça Eleitoral o ressuscitou. Slvernani parece que não apredeu o caminho das pedras e continua insistindo nos mesmos erros. Vou explicar.

Tempos atrás

Havia na Assembléia Legislativa um deputado estadual chamado Natanael Silva e Silvernani era quem presidia a Casa. Natanael, em uma jogada de mestre, conseguiu em apenas um fim de semana ganhar a presidência da Assembléia, alterar o regimento interno e se reeleger presidente. Tudo numa tacada só. Silvernani ficou tão atordoado que, quando caiu a ficha se viu quase  sem gabinete e sendo tratado como um portador de doença contagiosa. Passou os últimos meses de mandato em uma melancolia total. Os detalhes dessa história toda serão explicados em um livro que estou escrevendo sobre o passado político de Rondônia, mas isso é outro assunto. Voltemos a Silvernani.

Pois bem

Quando Natanael ganhou a presidência da Casa, Silvernani já se considerava “o eleito”. Desta vez ele vem agindo na surdina, mas a coisa vazou. O deputado Tiziu Jidalias, que é o “linha de frente” de Cassol na Assembléia, entregou a jogada e acusou o golpe. Pelos rumos que a coisa está seguindo, e conhecendo um pouquinho do “modus operandi” de Cassol, sou capaz de apostar que Silvernani não consegue mais voltar para a Assembléia. Vai olhando.

Espaço

Um passarinho me contou que Silvernani chegou com muita fome na ALE, disposto inclusive a “jogar farinha no ventilador” caso não consiga espaço. Tem um monte de gente olhando para ele e pelo visto o novo deputado ainda não percebeu.

Reunidos

Em um almoço na semana passada estavam Maurinho, Tucura, Maurão e Silvernani. No cardápio as possíveis benesses em apoiar Acir Gurgacz. A conversa girava em torno de três milhões de motivos para passar a rasteira em Cassol.

Tô fora

A respeito das notícias que vem sendo veiculadas incluindo o nome do deputado Alexandre Brito na “lista de amigos” de Acir Gurgacz, Brito disse que não tem nada a ver com isso, “sou contrário a construção do novo prédio da Assembléia por um motivo simples, o dinheiro poderia ser usado em coisas mais úteis, como a construção de um pronto socorro na capital”.  

Disponível

O deputado aproveitou a conversa para mandar um recado ao prefeito Roberto Sobrinho, “continuo a disposição para ajudar a cidade. Queria que Roberto descesse do palanque, mas ele mistura as coisas demais”.

A foto

Fotografia tirada hoje a tarde por Paulo Andreoli mostra o "cuidado" que a prefeitura tem com as peças históricas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Aí, jogada na carroceria é uma cristaleira antiga. O MPF, assim como o MPE não mandaram ninguém para acompanhar o transporte das peças. É assim que se cuida do patrimônio em Rondônia. Esse é o "novo jeito de administrar".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expedito

Um leitor me enviou o seguinte e-mail: “Querido Alan, primeiro parabens pelo seu site e seu trabalho. Segundo, podem até não querer o nosso querido Expedito Jr da midia, mas da Cabeça e do coração do Povo de Rondonia não vão conseguir tirar, em 2010  o povo de Rondonia, vai saber reconhecer seu trabalho e colocar ele de volta na politica assumindo o governo do estado de rondonia, não adianta o casssol querer empurrar goela abaixo do povo de Rondonia o seu "empregado" CAULA, o povo de Rondonia quer Exepdito Jr em 2010, vá a luta Expedito Jr nao desista de Guajará-Mirim a Vilhena vai dar Expedito Jr na cabeça e nos votos. Quero que publique isso na sua coluna e vc tem coragem...parabens sou um leitor assiduo”. Tá dado o recado na íntegra, sem acrescentar nem tirar nada.

Lebrão e os católicos

O deputado estadual Lebrão, da região do Vale do Guaporé arrumou confusão e das grandes ao insinuar que crianças de olhos azuis que “andam correndo pela região” seriam filhos de padres católicos. Lebrão falou isso durante uma audiência pública e revoltou tanto os católicos como a população de uma forma geral, que acompanha o trabalho dos religiosos naquela região e são muito queridos. A igreja emitiu uma nota de desagravo e o assunto “Lebrão” virou tema de sermão nas paróquias. O deputado foi deselegante e preconceituso e certamente vai ter problemas por causa dessa falácia.

Prostituição

Uma região de Rondônia se tornou uma das principais fornecedoras de mulheres para o mercado de escravas sexuais nem países da Europa. Nos próximos dias, mais detalhes sobre o assunto, que é cabeludo.

Adjunto

Mudanças em uma importante secretaria do governo estão em andamento. Um novo adjunto deve assumir entre amanhã (24) e depois (25). Posso adiantar que essa foi uma das melhores escolhas feitas por Ivo Cassol para essa pasta.

Banda larga na mira

O crescimento da internet móvel de terceira geração (3G) vai obrigar as operadoras celulares a obedecer a metas de qualidade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja tomar medidas para enquadrar as empresas, que hoje não entregam aos consumidores a velocidade de conexão à web contratada. Atualmente, a Anatel não tem como exigir, das teles móveis, metas de qualidade da internet 3G porque não existe um regulamento específico para esse serviço. Apenas a internet pela rede fixa é fiscalizada. Isso não significa que a Anatel não monitore a internet móvel. Cada vez mais os consumidores reclamam que estão sendo lesados porque só conseguem navegar com menos de 10% da velocidade contratada. A ideia do novo regulamento, é equiparar a banda larga móvel à fixa. O texto deverá ser submetido ao Conselho Diretor da agência dentro de três semanas e deve ir a consulta pública ainda neste ano. A banda larga também chega à mesa do presidente Lula, que deve receber amanhã, depois de dois meses de discussões e divergências públicas, as propostas que vêm sendo elaboradas por um grupo técnico do governo para colocar em prática o projeto de massificação da internet rápida. Já está certo que o governo vai usar como base para esse projeto as redes ópticas de empresas estatais, como as da Petrobras, Eletrobrás e Eletronet (empresa falida que tem a Eletrobrás como acionista). A ideia é criar uma estatal da banda larga, que poderá ser administrada pela Telebrás, para atuar na transmissão de dados, ampliando a oferta de capacidade e estimulando a competição no setor, além de atender a comunicação do próprio governo. A proposta em estudo tem o objetivo de expandir a internet rápida para as classes mais carentes da população e para os pontos mais distantes do país. (O Filtro).

Na telinha

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS