Defensoria Pública abre concurso para 30 vagas

Defensoria Publica abre concurso para 30 vagas

Defensoria Pública abre concurso para 30 vagas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Defensoria Pública do Estado (DPE) realizará, no início do próximo ano, novo concurso para defensor público estadual. O objetivo, segundo o defensor público-geral Carlos Alberto Biazi, é preencher, de imediato, as 22 vagas remanescentes do concurso anterior, que foi homologado semana passada com a aprovação de oito candidatos.

Segundo o subdefensor público-geral Oliveira Andrade, no primeiro concurso, foram oferecidas 30 vagas, mas apenas oito candidatos obtiveram nota para aprovação. “22 vagas ficaram em aberto. Por isso, já estamos trabalhando na contratação de uma entidade para promover novo concurso em que vamos preencher as outras 22 vagas”, explica Oliveira, acrescentando que, além disso, vai abrir banco de reserva com mais oito vagas que serão preenchidas à medida que os atuais defensores forem sendo promovidos.
 
Na próxima terça-feira (24/11) o Conselho Superior da Defensoria Pública de Rondônia, formado pelo defensor publico-geral Carlos Alberto Biazi, pelo subdefensor publico-geral José Oliveira, pelo corregedor-geral Antônio Fontoura Coimbra e os conselheiros Hélio Vicente de Matos, Edvaldo Caires Lima e Anelise Justino, se reunirão na sede da Defensoria para definir a entidade que será responsável pela seleção.
 
Propostas de três instituições serão analisadas pela banca: a da Fundação Cesp, da Fundação Escola Superior do Ministério Publico do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior da Defensoria Publica do Rio Grande do Sul. A banca levará em conta o valor cobrado pelo serviço e a estrutura da instituição.
 
“Há uma carência muito grande no quadro de defensores públicos em Rondônia. Por isso, este segundo concurso deve ser realizado o mais rápido possível”, destaca o sub-defensor Oliveira Andrade.
 
O defensor público-geral Carlos Biazi salienta que o concurso não irá suprir completamente o déficit que há de defensores, “mas amenizará o problema, possibilitando o atendimento à população de forma melhor e mais célere”, argumenta.
 
A DPE/RO atua em 22 comarcas e mais nos municípios de Candeias do Jamari e São Francisco do Guaporé, contando atualmente com 26 defensores auxiliados por cerca de 150 advogados e bacharéis em direito em todo o Estado. Com a posse dos aprovados o numero de defensores passará a 34.
 
Para este concurso serão ofertadas 30 vagas, das quais 22 para provimento imediato e oito para contratação nos próximos 12 meses à medida que os atuais defensores forem sendo promovidos. Os interessados em participar do concurso pagarão uma taxa em torno de R$ 200, média dos valores cobrados em concursos nacionais para a área de direito.

 

A posse dos aprovados no ultimo concurso acontecerá no dia 03 de dezembro às 19 horas no auditório da OAB de Porto Velho “e a sociedade está convidada a prestigiar o evento”, convida o subdefensor público-geral Oliveira Andrade.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS