Desde a última segunda-feira (16/11) a cidade de Ji-Paraná está sendo invadida por cultura e arte de diversas formas. A Aldeia Ji-Paraná de Artes realizada pelo SESC Rondônia está movimentando a área cultural no interior do Estado.
Grupos teatrais de vários municípios estão participando das apresentações que acontecem três vezes ao dia e que será intensificada neste sábado (21/11) com a realização do ‘Overdoze’ que são 12 horas ininterruptas de expressões artísticas.
O projeto este ano está sendo coordenado pela técnica de cultura do SESC, Ceiça Farias, que explica que o Aldeia busca difundir a arte produzida em Rondônia e, principalmente, apresentar ao público trabalhos realizados em vários municípios e não apenas na Capital Porto Velho.
“Esta semana, Ji-Paraná está recebendo espetáculos de Rondônia, Acre e Amazonas, com destaque para o premiado ‘Rito de Passagem’ da companhia de dança Índios.com de Manaus-AM, como parte do projeto Palco Giratório. Além disso, estamos oferecendo oficinas de capacitação em dança contemporânea e fabricação de bonecos para o teatro de fantoches”, destaca Ceiça.
Este é o quarto ano do Aldeia Ji-Paraná e já está inserido no calendário cultural da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve um trabalho de formação de plateia levando crianças do ensino fundamental e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para assistir as peças teatrais que estão sendo oferecidas gratuitamente pelo SESC.
“Esta parceria com a Semed de Ji-Paraná tem sido fundamental para o sucesso do projeto, que busca atender todos os públicos. Estamos com casa cheia todos os dias e neste sábado convidamos a todos moradores de Ji-Paraná para participar do ‘Overdoze’ que acontece a partir das 9 horas e segue até as 21 horas com teatro, música, dança e exposições literárias”, acrescenta Ceiça Farias.
As apresentações estão acontecendo no teatro Dominguinhos e conta com o apoio da Fundação Cultural de Ji-Paraná e da Paróquia São João Bosco.
“Tem sido gratificante conta com o apoio da paróquia e receber as crianças atendidas pela Pastoral do Menor todos os dias no teatro”, destaca a técnica de cultura, Ceiça Farias.
O projeto Aldeia Ji-Paraná de Artes será encerrado este ano com a apresentação do grupo de choro Guaporé a partir das 20 horas do próximo domingo (22/11).
(Rose Viegas).