As peças históricas do museu da Estrada de Ferro de Porto Velho que há mais de dois anos estão guardadas no Galpão 3 da Marinha, localizado dentro da praça Madeira Mamoré continuam sem destino.
A Marinha já enviou vários ofícios para os órgãos municipais competentes, porém de acordo com capitão Ubirajara Junior, eles continuam sem nenhuma resposta, o ultimo ofício enviado foi no dia 28 de Outubro desse ano, encaminhado para o presidente da FUNCULTURA (Fundação Cultura de Porto Velho), Altair Santos Lopes, estipulando um prazo final para a retirada das peças até 18 de Novembro de 2009.
A pressa da Marinha do Brasil em retirar as peças de seu galpão é motivada pela necessidade de realizar obra no local para cumprir com as normas do Plano Nacional de Defesa.
Em contato com a delegacia fluvial de Porto Velho, foi passada a informação de que até esse momento não houve manifestação dos órgãos municipais competentes para a retirada das peças.
O prazo termina no final dessa quarta feira (18) e ainda continua uma grande incógnita sobre o que será feito dessas peças.
EXCLUSIVO - Marinha do Brasil dá 7 dias de prazo para Prefeitura de Porto Velho retirar peças do museu da EFMM do seu porão
HISTÓRIA - Furto de peças do Museu da EFMM está sendo investigado pelo MPF/RO, Roberto Sobrinho pode ser processado por Improbidade
EXCLUSIVO - Furto de peças históricas da EFMM é "abafado" pela Prefeitura de Porto Velho
Peças do acervo do museu da EFMM se deterioram em depósito da Marinha após serem transportadas de forma irregular - Confira vídeo e fotos