Recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sendo aplicados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Coordenação Regional de Rondônia (Core/RO), na instalação de sistemas de abastecimento de água e construção de banheiros com lavanderia, em 53 aldeias indígenas.
As obras estão sendo executadas por quatro empresas contratadas pela Funasa nos seguintes municípios: Manicoré e Humaitá, no Amazonas; Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamary, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Ministro Andreaza e Chupinguaia, em Rondônia; e Aripuanã e Comodoro, no Mato Grosso.
De acordo com a Funasa/RO, encontra-se em andamento, processo licitatório com objetivo de contratar empresas, para implantação dos mesmos sistemas e construção de banheiros com lavanderia, em 12 aldeias, do município de Alta Floresta.
As comunidades indígenas com maior número de aldeias contempladas estão localizadas nos municípios de Comodoro e Guajará-Mirim, onde está concentrada a maior população indígena atendida pela Core/RO.
De acordo com a Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), das 266 aldeias sob a responsabilidade da Funasa em Rondônia, 221 já possuem sistemas de abastecimento de água e melhorias sanitárias. Segundo o coordenador regional da Funasa, Josafá Piauhy Marreiro, somente na região atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Desei) Vilhena, onde estão localizada 142 aldeias, 136 já contam com estes sistemas de abastecimento de água.