Estrutura escoará excesso de água da barragem nos períodos de cheia
No último dia 29 de outubro a Santo Antônio Energia iniciou a concretagem da estrutura do vertedouro principal da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira, em Porto Velho (RO). O vertedouro principal será responsável pelo escoamento do excesso de água da barragem nos períodos de cheia. O vertedouro, localizada na margem esquerda do rio, será composto por 15 vãos, com comportas situadas em sua estrutura, que, no total, permitirão a passagem de um volume de até 84 mil metros pelos vãos, vazão calculada estatisticamente para TR-1000 anos (Tempo de Recorrência milenar)*. Essa capacidade é quase o dobro da maior vazão de água registrada neste trecho do rio Madeira onde será instalada a usina, que foi de 47 mil m³.
“Essa é uma frente de trabalho essencial para o planejamento e continuidade da construção, pois quando a construção do vertedouro estiver concluída, em meados de 2011, será possível desviar o rio em sua segunda fase”, explica Welson Correa Pinto, gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia. “Isso significa que, nessa época, o rio – que corre atualmente na sua calha normal – será desviado para o vertedouro principal, o que possibilitará o inicio da construção do Grupo de Geração 4, localizado no meio do rio, que será composto por 12 das 44 unidades geradoras previstas”, completa ele. Atualmente, o trecho central do rio não está sendo trabalhado, apenas os trechos das margens esquerda e direita.
* Tempo de Recorrência, também conhecido como Período de Retorno, é um parâmetro estatístico usado em análises de riscos e dimensionamento de obras de engenharia, com o objetivo de reduzir os impactos de fenômenos naturais, principalmente hidrológicos, como chuvas, enchentes etc. No caso acima, TR-1000 anos quer dizer que, no vertedouro principal, uma vazão de 84 mil m³ ou mais tem apenas 1% chance de acontecer num período de mil anos.