Técnicos da Emater-RO levam experiências para outras instituições

O alto nível profissional e a qualidade dos serviços prestados na Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem servido de modelo para outras instituições de extensão rural no país. Não raro, técnicos extensionistas

Técnicos da Emater-RO levam experiências para outras instituições

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O alto nível profissional e a qualidade dos serviços prestados na Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem servido de modelo para outras instituições de extensão rural no país. Não raro, técnicos extensionistas nas áreas animal, vegetal e ambiental são convidados a ministrar palestras em Universidades, Seminários ou Congressos.
Recentemente a médica veterinária da Emater Porto Velho, Silvana Arnez de Castro Freitas, foi convidada pelo Instituto de Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (IAA/Ufam) para falar sobre “Gestão em Propriedades Rurais de Pequeno Porte.
Outro convidado, desta vez pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foi o médico veterinário José de Arimatéia da Silva, da Gerência Técnica em Ji-Páraná. Ari, como é conhecido entre os colegas, foi apresentar o Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, executado pela Emater em propriedades de agricultores familiares e que tem na coordenação geral a médica veterinária Gilvania Lucia Carvalho.
O licenciamento ambiental é mais um tema que vem ganhando relevância na instituição pela contribuição à legalização da terra e preocupação com a gestão ambiental. Cledmar Carneiro, um dos que mais atuam nesse segmento tem percorrido o estado levando a experiência aos colegas de extensão.
Troca de experiências houve também com extensionista do Acre. Para atualizar-se mediante ao papel da política de ater como instrumento de construção do desenvolvimento sustentável com geração de renda para a agricultura familiar, o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Dater, contou com o apoio da Emater-RO na formação dos extensionistas daquele Estado. Lá estiveram, Utenilda de Oliveira Carvalho, Wellington Jennings, Maria Irenilda Dias, Mario Neumann, entre outros, que tiveram o papel de facilitadores durante um evento realizado pela instituição local.
A Emater-RO, em outras ocasiões, teve a oportunidade de contribuir com a extensão rural de outros países, em especial em assuntos voltados para as questões ambientais. Aládia Fregolente e Domingos Antônio Prieto representaram a instituição em Seminário promovido por autoridades políticas bolivianas, onde falarem sobre o trabalho de agroecologia realizado pela extensão rural brasileira. Aliás esse trabalho vem sendo feito continuamente com a equipe de extensionistas da Emater de Guajará-Mirim que tem trabalho estendido até a cidade boliviana de Guayaramerin, em projetos de desenvolvimento sustentável.
A Academia Brasileira de Extensão Rural também tem representante de Rondônia, e muito bem representada pelo engenheiro agrônomo José Tarcísio Batista Mendes, atual diretor técnico e de planejamento da instituição.

A mais recente contribuição da extensão brasileira foi em Guiné Equatorial, na África Ocidental, quando o secretário executivo da Emater-RO, Sorrival de Lima, foi, a convite do Itamarati, por indicação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica E Extensão Rural – Asbraer, representar o Brasil com o intuito de avaliar e indicar áreas comuns prioritárias relacionadas à agricultura e pesca no segmento da agricultura familiar.

A Emater Rondônia tem crescido muito nestes últimos anos, em sua estrutura física e logística, atuando nos 52 municípios, com total apoio do Governo Estadual nas diversas ações de desenvolvimento rural, mas a sua força mesmo está na equipe formada por 911 empregados altamente capacitados.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS