Na tarde da última terça-feira (27) o Comitê Técnico Setorial do SENAI/RO reuniu-se com empresários locais do setor de refrigeração no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o objetivo de definir perfis profissionais baseados em competências, contemplando parâmetros que permitam avaliar desempenhos; validar perfis profissionais em níveis estadual, regional ou nacional e atualizar permanentemente os perfis profissionais.
Participaram da reunião o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, a diretora da Escola Marechal Rondon, Elsa Ronsoni, a coordenadora de Operações do SENAI, Adir Oliveira, que atuou como mediadora, os empresário Raimundo Leite, da Refritec, Tarcísio Alves Pinheiro, da Norte Frio, Genesi Felberk de Souza, do Porto Frio, Cezar Teixeira, da Pronto Ar, Edmar Ferreira Silva e Alexandre Vieira, da empresa Araújo Abreu Engenharia. Presentes também os representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Rondônia (CREA/RO), Luis Cláudio de Oliveira e da SEDAM/RO André Messias de Souza Barbosa.
A coordenadora Operacional do SENAI/RO, Adir Oliveira explicou que o Comitê Técnico Setorial (CTS) tem como objetivo envolver o empresário, que tem o conhecimento de sua atividade profissional, envolver os atores que regulamentam este segmento econômico ou esta profissão, as instituições que têm relação direta com a formação profissional.
Chamamos os órgãos regulamentadores de Segurança, Meio Ambiente, Educação, de Regulamentação da profissão, no caso, a atividade em si, um curso de refrigeração e climatização, o CREA/RO e a partir deste Comitê definimos o perfil profissional de um Técnico em Refrigeração e Climatização no mercado hoje. “O primeiro curso técnico nesta área em Rondônia que será ministrado pelo SENAI”, afirmou.
Adir afirma ainda que a partir desse perfil a equipe do SENAI/RO fará o desenho da grade curricular para o curso, assim como a sua avaliação. “Devido à evolução da tecnologia que ocorre em curto espaço de tempo, este perfil definido já sai com prazo de validade, sendo necessárias ao longo do tempo adequações e atualizações deste perfil profissional para atender este mercado”.
A colaboradora do SENAI e membro do Comitê, Ariela Moraes ressalta que os empresários que estiveram na reunião contribuíram com seus referenciais de conhecimento. ?O próximo passo é a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que seguindo a Legislação que regulamenta a profissão de Técnico em Refrigeração, o SENAI passa a trabalhar uma proposta pedagógica em sintonia com as necessidades do mercado.
Catarina Augusta, que também integra o Comitê lembra que este Comitê é resultado de um treinamento promovido à distância pelo SENAI, de Santa Catarina com o intuito de desenvolver capacitação com base em competência. Já é um produto de uma capacitação de seis profissionais do SENAI participam, e que mesmo sendo à distância, exige muito dos seus participantes locais em sua forma de execução, pois a equipe vai a campo, as empresas, volta para o SENAI, segue para os órgãos regulamentadores, e com base nestas informações, chegamos a um produto, que será avaliado neste curso de avaliação por competência, pelo detentor do processo.
Vivaldo Matos, diretor regional do SENAI/RO, enfatiza que as reuniões do Comitê são de extrema importância, pois possibilitam informações para que o SENAI continue na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. “Este Fórum consultivo composto por profissionais internos e externos ao SENAI discute assuntos referentes aos nexos entre a educação e o trabalho nos diferentes setores industriais”.
Na ocasião, o diretor destacou o empenho da equipe formada pelos colaboradores Ariela, Catarina, Adir, Ari (Vilhena), Valdirene (Ji-Paraná) e Ingrid (Escola SENAI Marechal Rondon).