V Encontro de Prefeitos é aberto com participação do Tribunal de Contas do Estado

V Encontro de Prefeitos é aberto com participação do Tribunal de Contas do Estado

V Encontro de Prefeitos é aberto com participação do Tribunal de Contas do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito de Alvorada D’Oeste, Laerte Gomes (PR), abriu, no final da manhã desta segunda (26), o V Entro de prefeitos, no auditório do clube Cacoal Selva Park, no município de Cacoal – RO. A abertura foi marcada com a homenagem feia pela entidade ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Rochilme Mello. Antes de iniciar os trabalhos, os prefeitos recepcionaram o governador Ivo Cassol (PP)e o acompanharam em visitas às obras do aeroporto e o hospital regional da cidade, que estão em fase de conclusão. O conselheiro presidente, José Gomes esteve presente, acompanhado do conselheiro Francisco Carvalho.

Durante o encontro, Laerte destacou a parceria com o TCE-RO. Para o presidente, o órgão é o principal aliado das administrações municipais no estado, porque seus membros são orientadores e ouvem os reclames das prefeituras. “Agradeço a presença das autoridades e ressalto que esta é uma oportunidade criada pela AROM, para debatermos as dificuldades junto aos conselheiros”, disse o municipalista.
 
A observação de Laerte, sobre o TCE também foi acompanhada pelo governador Cassol. Ele avalia que a aproximação do tribunal com os prefeitos é primordial e contribuiu para os avanços nas aplicações dos recursos nos diversos setores. Para Cassol, os demais órgãos também precisam estar cientes dos problemas enfrentados pelas prefeituras de Rondônia.
 
O V Encontro de Prefeitos, organizado pela AROM, deve tratar do desequilíbrio entre receitas e despesas das prefeituras, provocado pela forte queda na arrecadação municipal, refletida pela crise econômica brasileira. No evento, a diretoria da Associação apresentará as atividades e projetos como, o “Regime Próprio Previdenciário e Destinação Final dos Resíduos Sólidos”.
 
Todos os assuntos ligados a administração municipal serão amplamente debatidos durante os dois dias do encontro. Os projetos que já foram implantados nas prefeituras e os que se encontram disponíveis na AROM, como o Diário Oficial Eletrônico, serão pontos de avaliação dos prefeitos associados. “Esta será uma oportunidade de apresentarmos as ações criativas e inovadoras da entidade, bem como, as dificuldades, que são uma realidade para todos os municípios do Brasil”, disse Laerte, exemplificando o risco do enquadramento em processos político-administrativos e até penal, por não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste caso, a falta de aplicação de recursos, que foram minguados com as perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS