Conforme noticiado anteriormente, o governador Ivo Cassol recebeu em seu gabinete, na Residência Oficial, os presidentes dos sindicatos que representam os servidores públicos do Estado de Rondônia, Cícero Moreira, do Sinsepol; Antônio Belarmino, do Sinsempro; Valdemir Caçador, do Sindafisco; e Israel Borges, do Sinjur; que solicitaram junto ao Governo do Estado a transferência do feriado do dia do servidor público, estabelecido em 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, dia 30 de outubro de 2009.
O motivo da mudança, de acordo com os representantes, é o fato de que este ano, especificamente, o feriado cairá numa quarta-feira, e logo na segunda-feira seguinte haverá outro feriado, (02 de novembro dia de finados). Em conseqüência disso, uma paralisação no meio da semana acarretaria muitos transtornos para a população que precisa dos atendimentos públicos estadual. “Reunimos os sindicatos e decidimos solicitar junto aos poderes estaduais a mudança da data. Assim os trabalhos seguirão normalmente na quarta-feira (28) e nossos servidores terão um feriado prolongado a partir da sexta-feira (30)”, explicou Cícero Moreira, presidente do Sinsepol.
Segundo Antônio Belarmino, presidente do Sinsempro, a solicitação já foi aceita e assinada pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça Estadual, faltava apenas o aval do governador do estado.
Ao se pronunciar, o governador Ivo Cassol ressaltou que, tendo em vista o feriado do dia 2 de novembro cair numa segunda-feira, essa alteração na data do dia do servidor não vai atrapalhar em nada os atendimentos ao público. “A alteração vai facilitar tanto para os servidores quanto para os contribuintes”, disse o governador, acrescentando que “com isso, nossos servidores poderão aproveitar para viajar durante o feriado prolongado”, finalizou.