A Igreja Anglicana Reformada considera o anunciou feito hoje pelo Vaticano onde o Papa Bento XVI aprovou uma "Constituição Apostólica" na qual comunica sua disposição para que grupos anglicanos que deseja ser recebido em comunhão com a Igreja de Roma possam ter lugar de tal forma que eles possam manter os aspectos da tradição anglicana.
Por um lado, estamos felizes por aqueles irmãos que desejam unir-se a Igreja de Roma. Sem duvida, esta decisão representa um importante reconhecimento da integridade da tradição Anglicana no âmbito mais amplo da igreja Cristã. Enquanto nós acreditamos que esta disposição não será utilizado pela grande maioria dos Anglicanos no mundo, certamente pode ser uma resposta aqueles que desejam aceitar e participar nesta oferta importante.
Entendemos que os Anglicanos preocupados com a defesa da fé cristã não precisam unir-se a Igreja de Roma, porque agora temos a Fraternidade dos Anglicanos Confessando (FCA) que mantém juntos aqueles que querem viver a fé crista verdadeira através da tradição Anglicana. Por isso, a Igreja Anglicana Reformada não participara deste convite e, novamente, nos comprometemos a ser fieis cristãos vivendo o Evangelho de Jesus Cristo através da tradição Anglicana.
Ao mesmo tempo, apesar de nossas diferenças históricas, doutrinarias, sacramentais e litúrgicas com Roma, nós nos comprometemos a orar por aqueles irmãos que encontrem em esta iniciativa a resposta a suas orações. Ao mesmo tempo esperamos a publicação da Constituição Apostólica detalhando o anúncio de hoje.