No próximo dia 20 de outubro, a Escola SENAI Marechal Rondon, em Porto Velho, inicia o curso de Aperfeiçoamento na área de refrigeração “Boas práticas de Refrigeração” PROKLIMA, como parte do Programa Nacional de Treinamentos de mecânicos refrigeristas.
O curso é direcionado para profissionais que atuam no mínimo há três anos em serviços técnicos de manutenção em refrigeração ou ter concluído curso técnico profissionalizante na área de refrigeração. ?Isso será comprovado pelo candidato/aluno mediante carteira de trabalho ou declaração mediante assinatura de termo de responsabilidade?, afirma a interlocutora do curso, Ariela Moraes.
A interlocutora ressalta que o curso é gratuito e consiste no treinamento de técnicos e mecânicos refrigeristas para a instalação e manutenção ambientalmente correta de sistemas de refrigeração. (não emitindo gases para o meio ambiente). ?A meta para os meses de outubro e novembro é qualificar 91 mecânicos refrigeristas para o mercado de Porto Velho, em manuseio adequado de gases controlados pelo protocolo de Montreal?.
Com carga horária de vinte horas e conteúdo distribuído por cinco módulos: (1) Apresentação do projeto e sua importância; (2) boas práticas; (3) Recolhimento prático dos gases refrigerantes; (4) Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável e (5) Segurança.
Os critérios de seleção para ingresso no curso (portaria nº 158 de 25/07/2004) são os seguintes: Ter concluído a 4ª série primária; ter experiência mínima de três anos (comprovada ou declarada mediante assinatura de termo de responsabilidade) em serviços técnicos de manutenção em refrigeração ou ter concluído curso técnico profissionalizante na área de refrigeração.