De 19 a 25 de outubro acontece mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Rondônia o evento terá sua abertura no dia 22, às 19h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Porto Velho, com o Seminário “A Atividade Científica e o Bem Comum”. O evento no Estado é coordenado pela Gerência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
Após a abertura, todo o evento passará a ser desenvolvido no Rondon Palace Hotel. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem sua participação agendada para o dia 23, a partir das 14:00 horas, com a mesa temática “O papel da educação profissional como estratégia para o desenvolvimento, empregabilidade e renda em Rondônia – Uma política de desenvolvimento social”, palestra a ser proferida pelo professor especialista José Carlos Paim, assessor da Seduc e gerente de Educação Profissional. Paim terá seu artigo (homônimo da palestra) publicado em livro pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
De acordo com Paim o público alvo é formado por alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Porto Velho, gestores escolares, Faculdades de tecnologia e técnicos da Seduc.
“A participação da secretaria se dá por meio de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional/Gerência de Projetos Especiais (NTE/GPE/Seduc)”, informa o professor Paim.
A Gerência de Educação Profissional (Gepro/Seduc), em nome da secretaria, estendeu convite também ao Serviço Nacional de Emprego e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sine/Sedes/RO), que escalou a palestrante Silmara, abordando o desenvolvimento de Rondônia e suas potencialidades.
De acordo com o MCT a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004, tendo a finalidade principal de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando criatividade, atitude científica e inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
As inscrições poderão ser feitas com a coordenadora do evento pela Gerência de Educação Profissional (Gepro) – Ana Maria Moura – na própria gerência ou pelo telefone (69) 3216-5978.