FIERO defende construção de pontes em Audiência Pública

FIERO defende construção de pontes em Audiência Pública Ao considerar o setor produtivo do Estado, o presidente da FIERO entregou aos parlamentares documento que requer conclusão do eixo de integração - Saída para o Pacífico

FIERO defende construção de pontes em Audiência Pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A conclusão das obras de construção da ponte sobre o Rio Madeira foi o tema da discussão entre as classes políticas, empresariais e a sociedade rondoniense, durante a audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira, 06, na Assembléia Legislativa de Rondônia. Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Denis Roberto Baú- que representou o setor produtivo, entregou ao presidente da Casa, o deputado Neodi Carlos, o documento que contém o parecer favorável dos empresários à construção da ponte sobre o Rio Madeira, no distrito de Abunã - considerado eixo de integração - denominado “Saída para o Pacífico”.
 
Também participaram da audiência, o 1º vice-presidente da FIERO, José Marcondes Cerrutti que assumiu, recentemente, o comando do Terminal Portuário de Porto Velho e o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.     
 
Ainda na tarde da segunda - feira, antecedendo a audiência, os empresários, representantes de Sindicatos, da Federação do Comércio, da Câmara de Dirigentes dos Lojistas, das Associações Comerciais e Industriais, reuniram-se nas dependências do Sistema Indústria para fortalecerem a proposta do Manifesto Fórum Pró Rondônia, que elucida justamente o posicionamento dos empresários a respeito do assunto.        
 
A abertura das explanações técnicas sobre as obras foi feita pelo diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Miguel de Souza. Com gráficos e material ilustrativo, ele explicou sobre a viabilidade dos três projetos das pontes: sobre o rio Madeira (BR - 319), BR- 364 e a ponte internacional, incluindo os acessos a outros mercados e o total de investimentos estimados em R$ 600 milhões. Seguida da apresentação de Souza, as autoridades políticas presentes como os senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, o deputado Neodi Carlos, o deputado federal, Mauro Naziff se pronunciaram positivamente às obras  - desde que não cause prejuízos aos ribeirinhos que moram no local - e a representante dos moradores da Balsa também transmitiu a opinião sobre a construção.
 
A continuidade das obras - na análise do presidente da FIERO - estrutura ainda mais Rondônia que terá outra rota para comercializar as potencialidades produzidas no estado.”Tendo em vista que a FIERO busca fomentar a internacionalização dos nossos produtos industriais, aposta-se no enorme potencial de negócios a serem gerados com os países andinos vizinhos, mercado asiático que ficará acessível através dos portos do Peru e Chile e ainda o mercado consumidor de Manaus”, disse. Segundo Baú, a paralisação e o retardamento das obras implicam em prejuízos ao desenvolvimento, à imagem do Estado que caminha a passos largos rumo ao progresso, à sociedade civil devido à demora das obras e pelos elevados custos da travessia do rio pelas Balsas e, ainda, ao erário público pelo aumento dos custos do empreendimento. Em nome do setor produtivo de Rondônia, o presidente solicitou o empenho efetivo da classe política rondoniense no Congresso Nacional para que as obras “que enfrentam falta de recursos para a conclusão” sejam incorporadas ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, de maneira a assegurar a sua execução.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS