Teve início na manhã desta segunda-feira (29) o I Seminário Estadual de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio “Pensar e Agir na Educação”. O evento segue até a quinta-feira, 1º de outubro.
A realização do evento está a cargo da Gerência de Educação/Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio GE/Pdem/Seduc. O público alvo é formado por 300 profissionais da educação, entre professores, coordenadores pedagógicos das Representações de Ensino (REN’s) e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de Porto Velho.
Para a professora Marli Cahulla, secretária Estadual da Educação, a formação continuada é fator indispensável para o ensino de boa qualidade. “É muito bom observar o comprometimento dos participantes com este seminário. Sempre priorizamos o lado pedagógico de cada escola, trabalhando com nossos professores por acreditar na formação continuada como pilar importante na Educação de qualidade. Que este seminário seja muito proveitoso para todos”, observou a titular da Seduc.
Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio/Seduc falou da importância do encontro. “Esse é um momento muito importante para a troca de experiências entre os profissionais da educação. A nossa intenção é de que nesse seminário sejam apresentadas práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas em sala de aula”, disse a subgerente do Ensino Médio.
O palestrante Giovanni Mendonça Lunardi, doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) observou que “o retorno da Filosofia e Sociologia à grade curricular é muito importante para repensarmos o Ensino Médio e até a Amazônia”.
Por sua vez, Sônia Casimiro, gerente de educação, falou da complexidade da organização do evento. “Sei que é difícil para os professores deixarem a sala de aula para participação neste seminário. Mas isto é necessário, pois além de Português e Matemática, outras disciplinas são igualmente importantes, como as de filosofia e sociologia, que compõem este encontro”, disse Sônia Casimiro.
O seminário tem a finalidade de auxiliar professores do Ensino Médio na melhoria da prática pedagógica e proporcionar avanços para a construção das referências curriculares.
Também participaram da cerimônia de abertura Rosângela Alves da Silva Neiva, coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle a Avaliação (Gaca/Seduc).