Geração Sustentável. Assim foi batizado o programa de capacitação profissional criado pelo Instituto Camargo Corrêa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO). O projeto tem como meta capacitar 10 mil pessoas, até dezembro de 2011. O objetivo é qualificar mão-de-obra local, gerando mais oportunidades e qualidade de vida para cidadãos rondonienses, em especial, pessoas que vivem em comunidades do entorno da UHE Jirau, obra situada a, aproximadamente, 135 km de Porto Velho.
O desafio do SENAI é contribuir para a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, suprindo a carência de uma mão-de-obra necessária para atuar na UHE Jirau. Os cursos ofertados no programa Geração Sustentável são: pedreiro, carpinteiro, armador, mecânico, eletricista e operador de máquinas pesadas. Oito pólos educacionais do SENAI/RO estão distribuídos pelo estado, sendo dois deles em Porto Velho e os demais nos municípios de Ariquemes, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Jaci-Paraná, Nova Mamoré, além do pólo educacional instalado no próprio canteiro de obras da UHE Jirau.
Os módulos são presenciais e incluem aulas teóricas e práticas, nas modalidades: Formação Profissional; Unidade Móvel; Geração Aprendiz (para jovens de 14 a 24 anos); Geração Digital (inclusão digital para trabalhadores já contratados em Jirau) e Geração PCD – este último formatado especialmente para pessoas com deficiência física, com o curso de auxiliar administrativo. Denis Roberto Baú, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, preside também o Conselho do SENAI/RO e assegura que, o Programa Geração Sustentável tem garantido a inserção de muitos desempregados no mercado de trabalho. “Grande parte dessa mão-de-obra qualificada será admitida pela Camargo Corrêa para trabalhar em Jirau. Em breve serão iniciadas as obras da Escola SENAI Geração Sustentável, em Porto Velho, para atender mais pessoas”, finalizou Baú.
Números
Até hoje, o SENAI/RO já matriculou 1.435 alunos por meio do ‘Geração Sustentável’. Mais de 800 já foram certificados e cerca de 500 estão em fase de formação. A empresa Camargo Corrêa já contratou 248 formandos dos cursos inseridos no programa.
“O SENAI investe em educação e por isso é reconhecido em todo o mundo quando o assunto é ensino profissionalizante. Tal razão justifica a confiança e o sucesso desta parceria”, disse Luiz Américo Rogo, diretor executivo da Camargo Corrêa.