PISCICULTURA - Rondônia quer estimular o consumo interno de peixe

PISCICULTURA - Rondônia quer estimular o consumo interno de peixe.

PISCICULTURA - Rondônia quer estimular o consumo interno de peixe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estratégias serão acionadas com dia de campo e venda de pescado a preço tabelado durante a Semana do Peixe
 
Os nove municípios que integram a região do Vale do Jamari, em Rondônia, são responsáveis por 65% do peixe produzido em cativeiro, com 5 mil toneladas ao ano de várias espécies, principalmente tambaqui.  O contraponto está no fato de que apenas 5% desse total são consumidos no mercado rondoniense, enquanto os outros 95% são exportados para outros Estados, informa a Coopermar (Cooperativa de Produtores de Peixes da Região de Ariquemes). A região tem também o maior produtor individual da espécie do Brasil.
 
Mais curioso ainda é que, dos 5% consumidos em Rondônia, 4% são direcionados ao mercado de Porto Velho, enquanto o 1% restante dilui-se nos demais municípios rondonienses.
 
Diante do quadro, as entidades participantes do Projeto Piscicultura no Vale do Jamari buscam alternativas para estimular a cultura o consumo nos próprios municípios produtores.
 
A geografia abrange municípios de Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo, Cacaulândia, Alto Paraíso, Buritis e Montenegro, Machadinho do Oeste e Cujubim.
 
Uma boa alternativa se desenha com a Semana do Peixe, que o Ministério da Pesca e Aqüicultura realiza de 21 a 27 de setembro em todo o país. O evento poderia ocorrer em outra cidade rondoniense, mas em função dessa importante estatística do Vale do Jamari, optou-se por Ariquemes.
 
Durante o período de 24 a 26 de setembro, haverá dia de campo da piscicultura, reforçado pela venda, em feiras e supermercado, de tambaqui ao preço de R$ 4,99, prática que tem início já na segunda-feira, 21.
 
O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes, Adelino Folador, disse que a semana do peixe ‘será um desafio para mudar essa história, ampliando o mercado, o que gera grande preocupação. Também pretendemos criar a cultura local de consumo de peixe, hoje inferior a 10 por cento do que se produz”. Ele explica que 65% do peixe produzido em Rondônia “sai do Vale do Jamari, região que mais produz peixe em cativeiro no Estado”.
 
Já o presidente da Coopermar, Márcio Martins, afirma que só os cooperados produzem mensalmente 700 toneladas de tambaqui. “Desse total, 95% vai para Manaus (AM) ‘in natura’, ficando quatro por cento para Porto Velho, enquanto o restante um por cento diluídos no interior do Estado”. Ele lembra que não “temos a cultura de comer peixe, o que sensibilizou o Ministério da Pesca”.
 
Martins disse, ainda, que a Semana do Peixe pode derrubar barreiras que impedem a cultura de consumo do peixe. “O Ministério da Pesca se sensibilizou com a situação e, por isso, o evento acontecerá em Ariquemes”.
 
Como parte da estratégia para incentivar o consumo do pescado, os organizadores da Semana do Peixe farão, além do dia de campo e pescado a preço único, culinária com vários pratos à base de peixe que serão comercializados no mercado popular da cidade. Alguns supermercados também participam.
 

A Semana do Peixe em Rondônia é uma parceria da Coopermar, Sebrae, prefeitura de Ariquemes, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Ceplac, Emarc, Senar, Emater, Sedam e Sítio Debowsk.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS