A necessidade de mudança na Legislação Ambiental foi o tema da palestra ministrada pelo deputado Federal Moreira Mendes encerrando na noite de domingo (20) a programação da FEIRON 2009 Internacional – III Feira da Indústria de Rondônia. A palestra, realizada no auditório de Encontro de Negócios contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO, Denis Roberto Baú, entre outros convidados.
Durante a palestra o deputado falou sobre a questão ambiental e o conflito existente entre a Legislação Ambiental e a produção brasileira, referente à produção agropecuária e seus segmentos. “Existe um manifesto conflito de que se a Legislação for aplicada hoje o país simplesmente sucumbe. Deixa de ser um país exportador de alimentos, o segundo maior exportador de alimentos do mundo, para ser importador”, afirmou.
Segundo Mendes existe uma incompreensão por parte das autoridades desta questão ambiental e se avançou muito nesta questão sem que houvesse uma discussão com o setor produtivo. “Isso gerou essa distorção. A nossa idéia, é levantar esta discussão. Para isso apresentamos uma proposta para que seja criado um Código Ambiental Brasileiro, pois o que existe é uma legislação esparsa, complicada, confusa, sem definição de competências e que gera estes conflitos. Nossa idéia é consolidar isso num Código Ambiental, um instrumento legal moderno, com o objetivo de definir quais as responsabilidades da União, dos Estados e dos municípios”.
O deputado ressaltou que Rondônia vive um momento único em sua história e que o Estado não viverá outro igual. “Este grande salto que estamos dando para o desenvolvimento de Rondônia, cuja capital hoje é um canteiro de obras. Temos que tirar proveito positivo disso. Primeiro formando uma nova consciência empresarial para a importância de novas tecnologias, de aprendizado, de melhorias, de qualificação, de parcerias. Este é o momento que temos para consolidar estas oportunidades que estamos tendo com os nossos empresários”.
Para Moreira Mendes “a FEIRON tem sido um indutor de idéias, uma oportunidade de mostrar, principalmente para os nossos como é que os outros trabalham como evoluíram, como cresceram quais as tecnologias que aplicam e quais os conhecimentos que eles tem para que saiamos do campo dos sonhos para realmente buscar este mundo novo que é o da tecnologia”.
Como parlamentar, Moreira Mendes atua como vice - presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, que segundo ele é “uma frente suprapartidária sem conotação de natureza política e que conta atualmente com a participação de 230 deputados federais e cerca de 25 senadores”.
O presidente da FIERO, Denis Baú destacou a presença do deputado durante a Feira assim como a relevância e atualidade do tema de sua palestra que, segundo ele “fechou com chave de ouro a programação da FEIRON 2009 contribuindo para esclarecer pontos chaves sobre a questão do Código Ambiental”, finalizou.