Agentes Penitenciários podem voltar a Brasília para votação de mais uma PEC

Para os agentes penitenciários a exaustiva viagem terrestre, de cerca de 5 dias (no percurso de ida e volta) pode se repetir por mais duas vezes nas semanas vindouras...

Agentes Penitenciários podem voltar a Brasília para votação de mais uma PEC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por volta das 11h30min do sábado (19), chegava em Porto Velho um dos últimos ônibus que compunha a grande caravana formada por cerca de 500 pessoas que acompanharam, em Brasília, a votação da PEC 483, que garante a transferência de servidores estaduais para a União. 
 
Dentre os 15 veículos, o de número 06 trazia de volta um grupo formado por agentes penitenciários, para estes servidores, a exaustiva viagem terrestre, de cerca de 5 dias (no percurso de ida e volta) pode se repetir por mais duas vezes nas semanas vindouras.
 
Já que se fez necessário um segundo turno na Câmara Federal para a votação final da PEC da Transposição, os agentes penitenciários, juntamente com servidores de outras categorias, poderão ter que voltar a Brasília ainda neste mês, sendo que a segunda votação pode ocorrer no próximo dia 29 - dependendo da Pauta da Câmara.
 
A terceira possível viajem dos agentes prisionais de Rondônia à capital da Republica poderá acontecer na segunda quinzena de outubro, quando poderá ser votada também na Câmara a PEC 308, que cria a Polícia Penal.
 
A informação é do representante da categoria no Estado, Adriano de Castro, que esteve reunido em Brasília após a votação da PEC 483 com representantes de 13 entidades de oitos estados brasileiros.
 
CAMPANHA PELA PEC 308
 
Adriano de Castro informa ainda que o grupo formado por representantes dos agentes esteve na quinta-feira (17/09) visitando os gabinetes dos deputados, quando lhes foram fornecida a previsão para a votação da PEC 308, que é muito aguardada pela categoria que almeja ter, no âmbito das suas atribuições, dentro do sistema penitenciário, os mesmos atributos, as mesmas competências de um policial militar nas ruas.
 
“Nas nossas visitas aos gabinetes dos deputados, esclarecemos que não está se criando uma nova polícia, e sim regulamentando uma já existente”, disse De Castro.
 
VOLTAR É PRECISO
 
Para o agente Tavares, que foi um dos que acompanharam de perto a primeira votação da PEC da Transposição na Câmara, retornar a Brasília para a votação final, e ainda para a votação da PEC que cria a Polícia Penal, é necessário mesmo sendo cansativo.
 
“Essas duas PECs são muito importantes para a nossa categoria, por isso é muito importante a nossa presença. Estou disposto a voltar a Brasília quantas vezes for preciso”, acrescentou o agente.
 
A diretoria do Singeperon (entidade que representa os agentes penitenciários no Estado) prevê que esse ano será fechado com conquistas históricas - referindo-se às aprovações da PEC da Transposição e da PEC que cria a Polícia Penal.
 
“Ambas tratam de direito que os servidores abrangidos têm. Direitos que já estão sendo revistos e reconhecidos pelas autoridades competentes”, declarou de Castro.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS