Em reunião com os presidentes de associações rurais de Rolim de Moura na semana passada, o prefeito Tião Serraia e os secretários de agricultura, Osni Ortiz e de obras, Iracy Inácio, definiram o cronograma de patrolamento dos carreadores das propriedades rurais do município.
O trabalho que começou na segunda-feira (14/09) e deve terminar em 60 dias, passando por todas as linhas da zona rural da cidade, garantindo o escoamento da produção antes das chuvas.
Para Serraia, a limpeza dos carreadores é o cumprimento de um de seus maiores compromissos de campanha.
Também proprietário rural, conhece bem as dificuldades de quem mora no campo de trazer o que produz para a zona urbana, principalmente em tempos de chuva.
O trabalho que está sendo executado através de uma parceria entre as secretarias de agricultura e obras, vai liberar o tráfego de trechos que havia anos estavam interditados.
De acordo com o secretário de obras, Iraci Inácio, o trabalho foi iniciado pela linha 176, lado Sul, região escolhida através de sorteio.
A máquina, uma patrol cedida à secretaria de agricultura, vai trabalhar todo o lado Sul primeiro antes de ir para o lado Norte.
No dia da passagem da máquina, cada agricultor terá que deixar alguém próximo à porteira, como aviso para o condutor de que há trabalho naquele lugar.
A contrapartida dos proprietários será apenas a alimentação do operador da patrol.
Iraci também falou sobre o trabalho de patrolamento das linhas vicinais que já está chegando ao fim, segundo ele, ao menos 97% de todo o cronograma já foi cumprido.
Sobre as pontes, a da Avenida Natal, levada pela enchente no início do ano, deve começar a ser recuperada ainda este mês. O secretário disse que o município ganhou a madeira (toras de 17 metros) para fazer o trabalho. O pontilhão do travessão da 192 para 196 também já está sendo preparada, o que vai demandar um grande trabalho por parte da secretaria.
Nos próximos dias, a empresa responsável pela instalação das luminárias do projeto Reluz do Governo Federal deverá retornar ao trabalho em Rolim de Moura. Até agora, apenas 30% do cronograma foi cumprido.
Peças de reposição como lâmpadas e braços foram comprados pela prefeitura e acabam de chegar a cidade, elas servirão para fazer a recuperação de alguns locais hoje danificados pelo tempo.
A equipe da secretaria de obras deve iniciar o trabalho nesta semana.