Professora representa município em seminário nacional

Na próxima terça e quarta-feira (15 e 16) estará acontecendo na Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), o “VII Seminário de Pesquisa de Mestrado em Educação (Turma 2008) onde a cidade de Jaru está sendo representada pela orientadora educaci

Professora representa município em seminário nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na próxima terça e quarta-feira (15 e 16) estará acontecendo na Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), o “VII Seminário de Pesquisa de Mestrado em Educação (Turma 2008) onde a cidade de Jaru está sendo representada pela orientadora educacional Profª. Michely Moret, da REN/Seduc.
 
O seminário faz parte das exigências de cumprimento dos créditos do programa sendo que os mestrandos precisam apresentar dados e resultados parciais de sua pesquisa. A dissertação da mestranda será sobre
 
“Os saberes construídos por professores do Ciclo Básico da Aprendizagem (CBA) de Jaru (RO) diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais”. O objetivo geral é identificar os saberes construídos pelos professores diante do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, no Ciclo Básico da Aprendizagem (CBA) da Rede Estadual de Ensino de Jaru.
 
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o caráter descritivo e explicativo, em andamento desde o ano de 2008, na cidade de Jaru, tendo como sujeitos professores do CBA que lecionam em classes de inclusão e se dispuseram a participar da pesquisa em todas as suas fases. Para coleta de dados, estão sendo utilizadas as entrevistas recorrentes, precedidas pela aplicação de um questionário semi-estruturado aos professores participantes da pesquisa. Até o presente momento foram concluídas quatro etapas do trabalho: 1) Contato com as escolas e escolha dos professores participantes da pesquisa; 2) Aplicação de questionário semi-estruturado às cinco professoras selecionadas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em 2008-2009; 3) Análise das respostas ao questionário para preparação da entrevistas; 4) Entrevista com uma professora.
 
Há indicativos de que os sujeitos da pesquisa, professoras formados em Pedagogia, tendo 3 a 15 anos de experiência com inclusão, estão vencendo dificuldades. A prática lhes desafia a construir saberes para lidar com alunos com Deficiência Mental e/ou Física, Déficit de Atenção, Dislexia, Deficiência Auditiva, entre outras NEE. 
 
 “Trabalhamos com o intuito de apresentar ao Brasil que em Jaru existem professores compromissados que têm se desdobrado no sentido de cumprir o determinado pela legislação vigente, oferecendo aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, uma educação de qualidade que possa possibilitar o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Sabemos que nem tudo são flores, e que a Educação Inclusiva em Jaru ainda está distante dos grandes centros, mas é preciso termos compromisso, ousadia, coragem e amor ao que fazemos. Assim alcançaremos resultados ainda mais satisfatórios”, finalizou Michely Moret.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS