A coordenação do II Congresso Panamazônico de Educação Física e Esporte avaliou como positivo o saldo do encontro que reuniu entre os dias 03 e 06 de setembro, em Porto Velho, centenas de estudantes e profissionais da área de educação física e saúde, empresários e demais interessados no tema: A Educação Física na Melhoria da Qualidade de Vida. O evento foi uma promoção do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), em parceria com o Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI/RO).
O objetivo do evento foi oferecer às comunidades científica, acadêmica e profissional, a oportunidade de refletir sobre as temáticas voltadas à Educação Física e o Esporte, tanto no contexto amazônico como na perspectiva internacional. O coordenador geral do Congresso, professor Ramón Nunez Cardenas, disse que a escolha do tema e dos palestrantes foi bem criteriosa.
O Congresso Panamazônico de Educação Física e Esporte conta, desde a primeira edição, com a participação de renomados palestrantes de países como Argentina, Cuba, Espanha, Portugal, entre outros. “Os assuntos citados visam atualizar a comunidade científica com conhecimentos específicos das áreas de Educação Física e Esporte, com enfoque no desenvolvimento humano e social”, enfatizou Cardenas.
Esta edição do evento trouxe um tema especial, classificou o coordenador estratégico do Lazer do SESI/RO, Paulo Quadros, que representou - na abertura do evento - a superintendente regional da instituição, Soraia Vilela. “Promover qualidade de vida é a missão do SESI aos trabalhadores. Portanto, o tema foi de inteiro domínio da instituição”, reforçou Quadros.
Quando se fala em qualidade de vida, especialmente em relação aos trabalhadores, logo o SESI é lembrado, considerou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor regional do SESI, Denis Roberto Baú. “A FIERO tem como compromisso ser parceiro de eventos deste porte e desta natureza”, encerrou.