Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Caerd realizaram uma visita na comunidade do Bate Estaca, para, num trabalho conjunto, desenvolverem projetos de educação ambiental e recuperação da área degradada.
A Coordenadoria de Educação Ambiental e o Programa de Recuperação de Mata Ciliar irão desenvolver projetos de recuperação da área com o apoio da comunidade. De acordo com o técnico da Sedam Anderson Mendes, no primeiro momento foi feito um diagnóstico da área para realizar futuramente uma reunião com a comunidade para por em prática o projeto ‘Agente Ambiental Voluntário’. “Iremos facilitar essa aproximação da comunidade com a Sedam, pois o curso será ministrado na Estação de Tratamento de Água (Eta) localizado na Caerd”, explica o técnico da Sedam.
O Engenheiro Agrônomo da Caerd, César de Oliveira, disse que o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado ficou responsável pelo processo de recuperação das margens do igarapé, pois a região está degradada e novas árvores irão revitalizar a área.
A analista de Gestão da Caerd Maria Lucilene Alves de Lima, afirma que há uma preocupação muito grande com o igarapé Bate Estaca, pois no local fica a captação de água da Caerd. “Algumas pessoas circulam pelo local e acabam degradando a área e sempre realizamos limpeza no manancial”, afirma a analista.