Sedan debate ordenamento pesqueiro e aquícola

Sedan debate ordenamento pesqueiro e aquícola

Sedan debate ordenamento pesqueiro e aquícola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria do Meio Físico realizou na manhã desta quarta-feira (02) uma reunião com a Câmara Técnica de Ordenamento Pesqueiro e Aquícola de Rondônia. O objetivo da reunião foi discutir a legislação ambiental unificando as portaria estadual e federal durante o defeso, período de reprodução dos peixes.
 
No encontro participaram representantes do IBAMA, Batalhão da Polícia Ambiental, Seagri, Federação dos Pescadores do Estado de Rondônia, Sindicato de Pescadores e Aqüicultura de Rondônia (SINDIPESCA), Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), Colônias de Pescadores e outros órgãos pesqueiros.
 
De acordo com a engenheira de Pesca da Sedam, Raica Esteves Xavier, o objetivo da reunião foi definir as resoluções para o Defeso de 2009, que será do dia 15 de novembro desde ano até 15 de março de 2010, em que fica proibida a prática da pesca profissional e amadora durante o período do defeso.
Durante a reunião foi decidido entres os participantes que a pesca ficará proibida no período do defeso no Rio Machado, no trecho compreendido entre 200 metros a montante da Cachoeira Dois de Novembro até sua nascente, no rio Jamari, no trecho compreendido entre a ponte da BR 364 até sua nascente e os rios Jaru e Candeias ficou proibida a pesca amadora e profissional toda a sua extensão e afluentes. Ficou ainda decidido a liberação da espécie tucunaré para o rio Guaporé e o uso dos apetrechos liberados no Decreto Estadual 14.084/2009 para a pesca das espécies que são permitidas durante o período na Portaria 48 do IBAMA, espécies como o filhote e a dourada com tamanho superior a 65 cm medida sem a cabeça.
 
Essa reunião é realizada todos os anos entre os pescadores e órgãos ambientais, onde elaboram o defeso conforme a portaria Federal e Estadual. Todas as decisões serão ainda avaliadas por um comitê que elabora a Portaria do IBAMA para toda a Bacia Amazônica.
 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS