Em reunião no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, na manhã de sexta-feira (28), os diretores regionais de gestão ambiental conheceram o Plano de Prevenção, Controle e Alternativas Sustentáveis ao Desmatamento em Rondônia.
O Plano entrará em vigor a partir de 2010, tendo como objetivo reduzir gradualmente as taxas de desmatamento em Rondônia até atingir zero de incremento anual em 2015, garantindo a proteção e o manejo das áreas especiais (Terras Indígenas e Unidades de Conservação) e sustentáveis das propriedades rurais.
Na oportunidade, o secretário Cletho Muniz de Brito, falou sobre a criação do Cadastramento Ambiental Rural – CAR, procedimento que antecede ao Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais com o objetivo de promover a regularização ambiental das propriedades, posses e projetos de assentamentos rurais.
Brito, anunciou uma série de medidas que vão ser adotadas a partir de agora, uma delas é a descentralização das atividades garantindo mais agilidade nos serviços oferecidos pelo órgão.