Implantar melhorias na gestão pedagógica das escolas do SESI em Rondônia é uma das metas do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). Para tanto, a instituição vai promover o treinamento intitulado “Consultoria para Educação de Qualidade”, de 27 a 29 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de. Rondônia (FIERO).
Será o segundo encontro – com duração de três dias - que contará com a participação de diretoras das cinco escolas do SESI de Rondônia, supervisores pedagógicos e orientadores. O objetivo do treinamento é melhorar ainda mais os índices de resultados, assim como o desempenho dos alunos nas avaliações externas como ENEM, entre outras.
A superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela, disse que a consultoria, compreende uma metodologia que busca ensinar melhorias aos participantes que terão o compromisso de retornar às suas respectivas unidades educacionais e aplicar o que foi ensinado. As atividades são específicas e ministradas por uma equipe do Rio Grande do Sul e subsidiadas pelo Departamento Nacional. Ela enfatizou o comprometimento das líderes e diretoras de unidades que “não medem esforços para participar das capacitações”, como é o caso da coordenadora estadual de estratégia, Zaíra Saavedra Wanderley que está à frente da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A direção de cada uma das unidades juntamente com a superintendência do SESI – complementa Zaíra - está empenhada em promover transformações na realidade da escola. “Certamente um bom diagnóstico inicial permitirá discernir as etapas e providências necessárias para atingir a meta desejada pelo SESI, que é a educação de qualidade. O que aprendermos nesta consultoria, certamente, será aplicado nas unidades”, afirmou a coordenadora. Ainda de acordo com ela, os questionários e entrevistas poderão ser importantes instrumentos para este diagnóstico. “As ministrantes da consultoria afirmaram que, para obtenção de resultados mais fidedignos, é fundamental que a coleta de dados considere a opinião dos diferentes atores da comunidade escolar”. Na visão do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú, a consultoria vai acrescentar ao setor pedagógico para que os resultados se reflitam em sala de aula, na prática do aprendizado com o aluno, para que se possa vislumbrar melhores índices na gestão.