A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea chamada de (Mútua),foi criada pelo sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), sendo sem fins lucrativos e uma forma de apoio aos profissionais que já são cadastrados no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
A Mútua oferece uma série de benefícios aos mutualistas, seus associados, desde planos de previdência social até créditos para implantação de um empreendimento do associado e outras espécies de assistência.
Cada unidade da Federação possui uma caixa Regional com três diretores eleitos para um triênio. E para coordenar as Caixas de Assistências de cada Estado existe em Brasília, a Mútua Nacional que é composta por cinco membros que respondem por um triênio.
No dia 25 de agosto tomará posse, em Brasília, a nova diretoria, sendo que pela primeira vez a região Norte e o Estado de Rondônia terá um representante, o presidente em exercício do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia (SENGE RO), o Eng. Civil Geraldo Sena Neto, que tomará posse como Diretor Administrativo.
Nesse mesmo dia serão nomeados como Presidente da Mútua o Arquiteto José Wellington Costa do Estado de Sergipe; como Diretor de Financeiro o Eng. Agrônomo Ricardo Veiga do Estado de São Paulo; como Diretor de Benefícios o Eng. Agrônomo Claúdio Calheiros do Estado de Alagoas e como Diretor Técnico o Técnico Agrícola Marcos de Souza do Estado de Minas Gerais.