Centenas de mototaxistas se encaminharam para a frente da SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito), na avenida Amazonas com a rua Brasília, bairro Nossa Senhora das Graças, região central de Porto Velho, sob a coordenação do SINDIMOTOS (Sindicato dos Mototaxistas), para a realização de um ato público em protesto contra a não regulamentação da atividade na capital, ocorrida na terça-feira (18) em sessão na Câmara Municipal.
Os mototaxistas tinham se concentrado desde as primeiras hora da manhã em frente a loja de venda de motos Rodão, na avenida Carlos Gomes, em seguida foram em um comboio até a Secretaria, quando terá início da realização de um grande churrasco na frente do órgão como forma de chamar atenção para opinião pública e autoridades.
No último dia 11 de agosto quando um grande contigente de mototaxistas foi até a SEMTRAN, acabou entrando em conflito com a Polícia Militar depois da apreensão de três motos, que, segundo fiscais do trânsito, se encontravam irregulares.
O protesto se deve ao fato, segundo o presidente do SINDIMOTOS, João Henrique, de que a Prefeitura teria classificado a atividade de mototaxista de “vagabundagem” e o churrasco seria a forma pacífica de mostrar ao poder público municipal o que é realmente a chamada “vagabundagem”.
Toda a ação em frente a SEMTRAN está sendo acompanhada por policiais militares, para que não ocorra nenhum tipo de problema ou conflito no local.