Reitor da Unir recebe Comissão de Paralisação do curso de medicina

Reitor da Unir recebe Comissão de Paralisação do curso de medicina

Reitor da Unir recebe Comissão de Paralisação do curso de medicina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Reitor destacou importância do diálogo entre administração superior, professores e alunos; vários encaminhamentos foram tomados para que a greve termine

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor Januário Amaral, recebeu, na tarde desta terça-feira (18), no Gabinete da Reitoria, acadêmicos e professores da Comissão de Paralisação do curso de medicina. O objetivo foi discutir a pauta de reivindicações apresentada pela Comissão na última sexta-feira (14). Durante a reunião, uma série de encaminhamentos foi tomada para que a greve, que começou na quinta passada, termine.


Em relação aos campos de estágio, ficou acertado que a Reitoria vai agendar reuniões com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para que, junto com o Núcleo de Saúde e o Departamento de Medicina, sejam discutidas estratégias para o cumprimento da Resolução nº 009/2006, do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia, a qual determina prioridade de acesso aos alunos da Unir nas unidades de saúde municipais e estaduais.

Sobre a alegação de que o Departamento de Medicina tem um número insuficiente de professores, o professor Januário explicou que a administração tem se empenhado para garantir mais contratações. “Só em 2009 cinco professores foram contratados para o curso de medicina, sendo três reposições e duas novas vagas”, afirmou. Hoje, o Departamento tem um total de 41 vagas docentes, incluindo as novas contratações que serão efetivadas em breve.
Januário esclareceu também à Comissão de Paralisação que as contratações dependem de autorizações dos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Segundo o reitor, uma forma para assegurar mais vagas para o curso, é continuar o trabalho de articulação que já vem sendo feito com a bancada rondoniense.

Em relação às obras do Hospital Universitário, o reitor adiantou que a licitação da obra de reforma e readequação do prédio do Hospital do Câncer, que foi cedido à Unir para funcionamento do HU, já foi feita. Januário explicou que para o início das obras falta apenas uma análise do projeto do HU pelo Ministério da Saúde para que a liberação dos recursos seja feita à Unir.

Sobre a anulação da portaria n° 099/GR, que constituiu uma banca examinadora para reavaliar as provas de candidatos que entraram com recurso contra o resultado do vestibular do curso de medicina, o professor Januário explicou que este processo está subjudice, e pediu um prazo de 48 a 72 horas para reanalisá-lo e emitir um posicionamento.

O reitor fez uma avaliação positiva da reunião com a Comissão de Paralisação e destacou a importância do diálogo entre a administração superior da universidade, professores e alunos para que todos possam trabalhar pela melhoria do curso. A greve dos estudantes e professores ainda continua. A expectativa da Reitoria, com os encaminhamentos acordados na reunião, é de que até o final da semana a situação se normalize.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS