Equipes de combate á Vìrus A, realizam trabalho de prevenção

Equipes de combate á Vìrus A, realizam trabalho de prevenção

Equipes de combate á Vìrus A, realizam trabalho de prevenção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Equipes do Comitê de Enfrentamento contra a gripe Influenza A (H1N1) percorreram todo o Estado desde a última semana para cumprir as medidas de prevenção à contaminação da doença. De acordo com a gerente da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e presidente do comitê, bioquímica Mirlene Moraes, nas localidades onde percorreram, as equipes informaram as determinações da portaria emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dispondo sobre a rotina do fluxo para manejo clínico de doenças respiratórias e aguda grave (SRAG), além do repasse de mais 1000 kits do Fosfato de Oseltamivir, descentralizando os kits de medicamentos para as regionais de saúde.

 

Segundo ela, foram capacitados médicos, enfermeiros e técnicos das regionais de Saúde de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes para se adequarem à portaria e atuarem de acordo com o que estabelece os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Apesar das capacitações terem sido oferecidas para as equipes de profissionais de saúde das redes pública e privada, nos municípios de Vilhena e Ariquemes os médicos não compareceram para a capacitação. Neste caso, os municípios ficam responsáveis pelos desdobramentos que ocorrerem, informa a presidente do comitê.

 

Mirlene Moraes também informou que todas as localidades receberam informações e cópias do fluxograma para manejo clínico, que estabelece os procedimentos a serem tomados inicialmente nas unidades de saúde que manterão áreas reservadas para o isolamento de pacientes com suspeita da doença e os procedimentos necessários em caso de deslocamento de pacientes para o Cemetron.

 

O Comitê de Enfrentamento contra a gripe Influenza A iniciou esta semana um trabalho em conjunto com a  Secretaria de Gestão Estratégica do governo de Rondônia, que traçou um plano de orientação aos órgãos públicos e demais secretarias de governo, para capacitação de multiplicadores, visando informar o maior número possível de segmentos como igrejas, associações de classes, clubes de serviços, entre outros.  Também foram propostas parcerias entre a Sesau e o Detran para realização de blitzes educativas.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS