Equipes de combate á Vìrus A, realizam trabalho de prevenção
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo ela, foram capacitados médicos, enfermeiros e técnicos das regionais de Saúde de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes para se adequarem à portaria e atuarem de acordo com o que estabelece os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Apesar das capacitações terem sido oferecidas para as equipes de profissionais de saúde das redes pública e privada, nos municípios de Vilhena e Ariquemes os médicos não compareceram para a capacitação. Neste caso, os municípios ficam responsáveis pelos desdobramentos que ocorrerem, informa a presidente do comitê.
Mirlene Moraes também informou que todas as localidades receberam informações e cópias do fluxograma para manejo clínico, que estabelece os procedimentos a serem tomados inicialmente nas unidades de saúde que manterão áreas reservadas para o isolamento de pacientes com suspeita da doença e os procedimentos necessários em caso de deslocamento de pacientes para o Cemetron.
O Comitê de Enfrentamento contra a gripe Influenza A iniciou esta semana um trabalho em conjunto com a Secretaria de Gestão Estratégica do governo de Rondônia, que traçou um plano de orientação aos órgãos públicos e demais secretarias de governo, para capacitação de multiplicadores, visando informar o maior número possível de segmentos como igrejas, associações de classes, clubes de serviços, entre outros. Também foram propostas parcerias entre a Sesau e o Detran para realização de blitzes educativas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!