Curso de Medicina da UNIR mantém sua paralisação - Confira reivindicações

Curso de Medicina da UNIR mantém sua paralisação - Confira reivindicações

Curso de Medicina da UNIR mantém sua paralisação - Confira reivindicações

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 14 de Agosto de 2009, o curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia deflagrou um movimento de paralisação buscando resolver diversos problemas que afetam a qualidade do curso. Entre as reivindicações, exigia-se uma reunião em caráter de urgência com o reitor da instituição que estaria viajando e se ausentaria por cerca de uma semana.
Na terça-feira (18/08) este objetivo foi alcançado quando, após sofrer forte pressão por parte dos acadêmicos e professores, o Reitor desmarcou seus compromissos, e juntamente com a Vice reitora, Ivonete Tamboril, se reuniu por cerca de três horas com a Comissão de Paralisação.
Nesta reunião, a reitoria da universidade resolveu:
1.     Sobre o ato administrativo:
a.     Após forte resistência do Reitor e grande insistência da Comissão de Paralisação, a reitoria cogitou a possibilidade de anular a decisão que resultou na formação de uma banca que re-recorrigiu a prova de alguns vestibulandos, resultando na reclassificação e aprovação de cinco candidatos. A resposta por escrito será fornecida em um prazo de 48 a 72h;
b.    O item 10.1.7 do edital do Vestibular 2010 da UNIR sofrerá reformulação a fim de não permitir que haja dúvidas quanto à possibilidade de recursos administrativos.
2.     Sobre os campos de estágio:
a.     A reitoria se comprometeu a enviar uma comunicação aos órgãos públicos competentes (Ministério Público, Conselho Nacional de Saúde) sobre o descumprimento da resolução do Conselho Estadual de Saúde - RO 009/2006 que determina preferência aos alunos da Universidade Federal;
b.    Essa questão será discutida por meio de reuniões com os Secretários Municipal e Estadual de Saúde, as quais deverão ser agendadas até dia 19/08/2009;
c.     Haverá reunião com os gestores dos centros de saúde envolvidos nas práticas do curso de medicina da Unir: Hospital de Base Ary Pinheiro, Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme Damião e Maternidade Municipal Mãe Esperança, a fim de garantir a preferência e permanência dos acadêmicos da UNIR em tais campos de práticas.
3.     Sobre os professores:
a.     Haverá reunião, em caráter de urgência, com a Secretaria de Ensino Superior (SESU) a fim de providenciar a contratação de docentes para, minimamente, atender às exigências estabelecidas no Projeto Político Pedagógico do curso;
b.    A reitoria assume o compromisso de agilizar a posse dos docentes aprovados no último concurso.
4.     Sobre o Hospital Universitário:
a.     O impasse na questão do Hospital, de acordo com a reitoria, está na reformulação da planta pela engenheira responsável, a partir de então, esta poderá ser encaminhada à Vigilância Sanitária e submetida a seu parecer. Segundo a própria reitoria, este problema já está sendo resolvido. Após o parecer, toda a documentação será enviada para a liberação dos recursos já conseguidos.
 
O movimento decidiu que permanece com suas atividades acadêmicas paralisadas por tempo indeterminado e continuará se manifestando até que TODAS as reivindicações sejam atendidas pela reitoria.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS