Painel Político (Atraso na estréia. Uni Engenharia. A reunião do PDT)– Alan Alex

Painel Político (Atraso na estréia. Uni Engenharia. A reunião do PDT)– Alan Alex

Painel Político (Atraso na estréia. Uni Engenharia.  A reunião do PDT)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atraso

Em função de problemas técnicos na edição, o programa Painel Político irá ao ar excepcionalmente nesta segunda-feira às 19 horas na Rede Brasil de Televisão. O primeiro entrevistado é o deputado estadual Ribamar Araújo, que já foi vereador em Porto Velho. Ele falou sobre as denúncias apresentadas pelo Rondoniaovivo a respeito da licitação das obras da Avenida José Vieira Caúla, que envolvem a Uni Engenharia, sobre a condenação de Jair Ramires por crime de racismo, mototaxi, Ponta do Abunã, administração petista na Capital entre outros temas. Portanto não esqueça,excepcionalmente hoje, às 19 horas no canal 38. Não percam.

Uni Engenharia

A passagem da Uni Engenharia por Rondônia deixou um rastro de dívidas e novas perguntas que surgem, como por exemplo, porque a prefeitura fez um acordo amigável com uma empresa que não cumpriu o contrato? Porque a prefeitura alugou equipamentos para a Uni e ainda não cobrou por esses serviços? Os servidores da prefeitura que trabalharam nesse período, inclusive a noite receberam hora extra?

Aluguel

Em 2008, durante a campanha eleitoral, a prefeitura “alugou” para a Uni máquinas pesadas para ajudar na conclusão das obras na Vieira Caúla. Os trabalhos acelerados ocorreram em função da pressãopopular que havia em torno da obra. O município encontrou uma brecha na lei que permitia essa locação. Porém, a Uni deu como garantia de pagamento o dinheiro que receberia após a conclusão. Como o contrato foi rescindido, o pagamento está atrelado a verba indenizatória da rescisão.

Voando alto

Um fato curioso atiçou as pessoas que estavam no bloqueio da BR 364 na Ponta do Abunã. O senador Valdir Raupp chegou ao local em um avião da empresa Guaporé Carnes, que por coincidencia está construindo um frigorífico na região. Já os “coleguinhas” da TV Rondônia, afiliada da TV Globo , foram de helicóptero do consórcio Santo Antônio Energia, que está construindo a Usina na extinta cachoeira.

Irresponsabilidade que mata

A escola Joaquim Vicente Rondon está funcionando provisóriamente no prédio a antiga Fatec, na Avenida Jorge Teixeira esquina com Amazonas. Na manhã desta segunda-feira, uma barra de ferro caiu do teto e atingiu a cabeça de uma aluna de 10 anos. A criança teve convulsões e foi encaminhada ao Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião, onde aguarda uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo. Os pais estão desesperados. A secretaria Municipal de Educação silenciou sobre o fato. Professores dizem que a rede elétrica está com problemas, assim como o esgoto, que estaria transbordando para a quadra.

Reunião

O PDT, partido que  Leonel Brizola amava e defendia, realizou uma reunião no último sábado em Porto Velho. Presentes a cúpula do PT, Mirian Saldaña, chefe de gabinete do prefeito, Tácito Pereira, presidente do PT em Rondônia, David Nogueira, coordenador do mandato da senadora Fátima Cleide no Estado, além dos cardeais do PDT, Acir Gurgacz, que quer ser senador no tapetão, Ruy Motta, delegado regional do trabalho e Jair Ramires, condenado por racismo a 1 ano e 3 meses de prisão na semana passada.

Pauta

Na pauta da reunião estava os projetos políticos de Acir Gurgacz para o futuro e a indicação de um nome do PDT para o cargo de Ramires, caso ele seja exonerado pelo prefeito após a condenação pelo crime de racismo. O PDT não tem nome para a vaga, caso ela seja aberta. Mas o PT está pressionando. Vamos ver o que vai dar essa história.

Bicão

De bicão na reunião do PDT estavam os tucanos Hamilton Casara e o ex-prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo. Dedé pretende se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições, pela Pérola do Mamoré.

Em Guajará

A Câmara de Vereadores da cidade está se mobilizando para criar uma Comissão de Investigação contra o prefeito Atalíbio Pegorini. O motivo seria os problemas referentes a secretaria de saúde. De acordo com informações, o prefeito recusou-se a receber uma comissão de médicos, que estariam com o salário atrasado há cerca de dois meses. O Hospital Regional também estaria sem medicamentos. O prefeito também não recebeu um grupo de vereadores para tratar do assunto.

Racha

Atalíbio teria perdido um dos principais pilares de sua administração, que era o deputado estadual Miguel Sena. O parlamentar é da “cozinha” do governador e foi esse grupo que ajudou a eleger Pegorini. Mas o prefeito teria se “rebelado” e essa rebeldia teve um preço. Sena determinou que os secretários por ele indicados pedissem exoneração e parou de atender o prefeito. Sem experiência administrativa e com uma equipe enfraquecida, Atalíbio está em situação cada vez mais complicada. Andam dizendo que a tal comissão que pretende investigar a prefeitura teria o dedo de Miguel Sena.

Falando nisso

O senador Expedito Júnior defende a extensão dos benefícios da Zona Franca de Manaus para a área de livre comércio de Guajará-Mirim/RO. Para isso, o senador apresentou o Projeto de Lei do Senado nº 346/2009, que está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Expedito Júnior acredita que a medida irá gerar mais desenvolvimento para a economia de Rondônia. Expedito Júnior constatou que em Guajará-Mirim, no lado brasileiro, é área de livre comércio, mas não se tem benefícios fiscais para a compra de equipamentos eletrônicos e de informática; no lado boliviano, ou seja do outro lado do rio, esse comércio é permitido. Assim, os consumidores preferem atravessar o rio e comprar na Bolívia (pagando em reais), ao invés de estimular o comércio em Guajará-Mirim.

Problemática

Essa é uma realidade que aflige os comerciantes de Guajará Mirim. Diariamente eles vêem centenas de brasileiros atravessando para a Bolívia, onde são maltratados pelos “hermanos”, para fazer compras. Milhares de reais movimentam a economia boliviana enquanto que no lado brasileiro cresce o desemprego e a economia está estagnada.

Motivos

A bancada amazonense conseguiu acabar com Guajará Mirim. Ocorre que por uma simples questão de logística, a Suframa favoreceu Manaus. É simples, Guajará tem acesso terrestre, aéreo e até fluvial, enquanto que Manaus só tem acesso aéreo. Se Guajará tivesse as mesmas prerrogativas que a Capital Amazonense, para onde vocês acham que as fábricas iriam se instalar? A briga que Expedito está comprando é grande e vamos ver se ele consegue derrotar esse monopólio manauara.

Campanha

Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quintela, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Com o objetivo de arrecadar algum dinheiro, no dia 23 de agosto, na Associação dos Policiais Ambientais, na rua Coimbra com Calama, no bairro 04 de Janeiro, vai acontecer uma feijoada beneficente. Os convites estão sendo vendidos a R$ 10 e podem ser adquiridos pelo telefone 9204-8160 – quem puder ajudar ainda mais essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS