EDUCAÇÃO - Unir inicia aulas do mestrado em Psicologia

EDUCAÇÃO - Unir inicia aulas do mestrado em Psicologia

EDUCAÇÃO - Unir inicia aulas do mestrado em Psicologia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aula inaugural ocorreu na segunda (10) e foi ministrada pelos docentes Lino de Macedo e Marilene Proença, do Instituto de Psicologia da USP. A Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou na segunda-feira (10), no Auditório do Rondon Palace Hotel, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia (Mapsi). A aula foi ministrada pelos docentes do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) Lino de Macedo e Marilene Proença.
Participaram da atividade todos os docentes do Mapsi e os 15 discentes aprovados na seleção 2009, a vice-reitora da Unir, professora Maria Ivonete Barbosa Tamboril, que também integra o quadro docente do Mapsi, além de familiares dos discentes, profissionais das áreas de educação e saúde de Rondônia e demais convidados.
O coordenador do curso, professor José Juliano Cedaro, fez a abertura da aula, destacando que a criação do mestrado em Psicologia é o resultado de uma parceria de sucesso da Unir com o IP/USP, que começou em 1997, ano em que a USP ofereceu em Porto Velho o curso de mestrado interinstitucional em Psicologia e, posteriormente, o de doutorado.
O professor Juliano falou também sobre a recente aprovação do projeto “Consolidação da Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia na Unir”, no âmbito do Edital Proinfra 01/2008, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Segundo ele, os recursos permitirão a construção de um prédio no Campus “José Ribeiro Filho” para abrigar o mestrado em Psicologia e seus centros de pesquisa.
O coordenador do Mapsi adiantou também que já está em elaboração um projeto para um programa de cooperação acadêmica do mestrado em Psicologia da Unir com outras instituições de ensino superior, como a USP e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Aula inaugural – Em sua fala, a professora Marilene Proença discorreu sobre as políticas públicas voltadas para a pós-graduação stricto sensu, e enfatizou a importância dos cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec). Ela afirmou também que a parceria do IP/USP com a Unir é vista como modelo pela Capes.
Já o professor Lino de Macedo falou sobre as especificidades da pós-graduação stricto sensu, destacando sua função para a sociedade e importância para que o conhecimento científico avance. “Fazer uma pós-graduação é uma oportunidade única que deve ser muito bem aproveitada e nos coloca diante de um compromisso social e político”, disse.
O curso de mestrado em Psicologia da Unir foi aprovado em dezembro de 2008 pela Capes/Mec. Tem como área de concentração a Psicologia e as linhas de pesquisa “Psicologia Escolar e Processos Educativos” e “Saúde e Processos Psicossociais”. Para mais informações sobre acesse www.mapsi.unir.br.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS