Infratores realizam curso de ressocialização ambiental

Infratores realizam curso de ressocialização ambiental

Infratores realizam curso de ressocialização ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os participantes da primeira turma do programa de Ressocialização Ambiental, realizado pelo Ministério Público de Rondônia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), receberam no sábado (8/8) seus certificados de conclusão do curso, durante solenidade na sede da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP).

 Com duração de cinco dias, o programa tem como público alvo os infratores ambientais sujeitos a aplicação da Lei 9.099/95. Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas, ministradas por instrutores do Ibama, Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, Unir e Organizações Não Governamentais como ICM/BIO, Karipunas e Aqua Viva.

 “Foi um dos melhores cursos de minha vida”, definiu o empresário Edson Antônio dos Santos, que trocou a pena de serviços comunitários por participação no Programa de Ressocialização, depois de ter sido flagrado pescando em local proibido. Disse que no início foi a contragosto participar do curso, mas depois de cinco dias indo às aulas na Fesmp não se arrependeu da escolha. “Minha visão de meio ambiente era muito pouca. Aprendi tanto que hoje estou bastante preocupado com a situação em que o Estado se encontra em relação ao meio ambiente”, refletiu.

 O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que participou do encerramento do curso, disse que os participantes serão formadores de opinião e ajudarão na mudança de comportamento dos que hoje transgridem as leis ambientais. “Tenho certeza que cada um de vocês voltará para suas casas, seus sítios, suas empresas, seu dia-a-dia, refletindo sobre tudo o que aprenderam aqui”, ressaltou.

 A Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, explicou que o curso foi uma iniciativa da equipe de educação ambiental do Ibama e que foi abraçada pelo Ministério Público, tendo também total apoio do Judiciário. Ela explicou que a Lei de Crimes Ambientais tem 11 anos, mas não se caracteriza pela punição.  “Apesar de sua natureza penal, ela visa principalmente a recuperação, não a segregação”, disse para ressaltar a importância do Programa de Ressocialização Ambiental.

 Também estiveram presentes ao evento, o Juiz da 3ª Vara Criminal de Porto Velho, Marcelo Tramontini, o representante do Ibama, Júlio Carvalho, e comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, além dos instrutores do curso.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS