O secretário municipal de Saúde Williames Pimentel participou de audiência com a secretária adjunta do Ministério da Saúde, Cleusa Rodrigues, nesta quarta feira, 05, para tratar dos recursos que serão destinados à construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Velho. O senador Valdir Raupp também participou da audiência na qual também foram tratados dos aditivos para a construção e reformas de várias unidades de saúde municipal.
Das 03 UPAs que vão ser construídas, duas serão do tipo II e serão instaladas na capital, nas zonas Sul e Leste. A terceira UPA, do tipo I, será construída no distrito de Jacy Paraná. Os recursos para estas obras vêm do Ministério da Saúde diretamente para o Fundo Municipal de Saúde e somam 3 milhões e 400 mil Reais que vão ser usados também para a equipar e mobiliar as novas Unidades de Pronto Atendimento.
Convênios
Durante a audiência no Ministério da Saúde, Williames Pimentel também tratou dos 12 convênios de reforma, construção e ampliação de unidades de saúde, conforme prevê o Plano Municipal de Saúde para os próximos 04 anos. Os convênios foram orçados em 157 milhões de Reais, mas a atualização de valores nas planilhas elevou o valor para 460 milhões que estão sendo revistos através de alguns aditivos.
Para estes recursos está prevista a construção de uma unidade de saúde no distrito de União Bandeirantes, a ampliação e reforma das unidades Ana Adelaide, Manoel Amorim de Matos e José Adelino, a aquisição de equipamentos e ampliação das unidades Agenor de Carvalho e Caladinho, Mauricio Bustani, Renato Medeiros, Ernandes Índio e Pedacinho de Chão. Os convênios também prevêem a construção de uma unidade básica de saúde nas localidades de Joana D’arc e Morrinhos, além da ampliação e aquisição de equipamentos para a unidade básica Osvaldo Piana.