O padre Alejandro Guarde Ernandez, 95 anos faleceu na tarde desta terça-feira (4) em decorrência de complicações pós atropelamento no bairro Areal no final do mês passado.
Por volta de 19h30 do dia 28 de Julho, o padre Alejandro atravessava a rua 13 de Setembro quando foi atropelado por uma motocicleta em alta velocidade, com motociclista não identificado que fugiu sem prestar socorro.
O servo de Deus foi levado para a UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clinicas de Porto Velho, onde após ficar uma semana sob intensos cuidados médicos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde desta terça-feira, por volta de 17hs. Segundo informações extra-oficiais mesmo que sobrevivesse, Alejandro ficaria paraplégico. De acordo com a comunidade o padre, apesar da idade avançada, tinha boa saúde e se locomovia de bicicleta pela cidade.
AGRAVANTE
Entre tantos acidentes registrados na capital, o que vitimou o padre chama a atenção pelo conceito de tragédia anunciada. Para não fugir a regra, a falta de sinalização das ruas e avenidas de Porto Velho está inserida no contexto e com um agravante: A Semtran – Secretaria Municipal de Transito foi avisada do problema via oficio e nada fez.
Como se fosse um presságio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima enviou um oficio ( veja fac-simile abaixo) a SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) solicitando sinalização e redutor de velocidade. Acontece que o oficio está datado de terça-feira, 28 de julho, mesmo dia em que o padre foi atropelado. Segundo a comunidade este não foi o primeiro ofício encaminhado a arquiteta Fernanda Moreira, sendo que outros quatro documentos já haviam sido protocolados na secretaria pedindo providências.
Passados mais de sete dias do acidente, a rua 13 de setembro continua sem sinalização, não tendo a inerte Semtran tomado nenhuma atitude. Com o falecimento do padre, fica o alerta para o MPE – Ministério Público de Rondônia. Quem vai ser responsabilizado pelo fato?
A secretaria Fernanda Moreira, a adjunta Ludnilla Motta e o prefeito Roberto Sobrinho estão convidados para o velório e sepultamento do padre.