Aneel votará projeto da Ceron sobre conta de consumo de combustíveis

Aneel votará projeto da Ceron sobre conta de consumo de combustíveis

Aneel votará projeto da Ceron sobre conta de consumo de combustíveis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Nelson José Hubner informou nesta quarta-feira (29), ao deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que na próxima semana em reunião com o colegiado, estará votando o projeto da Ceron que requer subrogação da conta de consumo de combustíveis (CCC) para construir linhas de transmissão de energia elétrica interligando o linhão da Eletronorte aos municípios onde há geração térmica. Nessas condições estão todos os municípios ao longo da BR-429 como o município de Machadinho D’Oeste, Buritis, Cujubim, entre outros. O volume de investimentos ultrapassa a R$ 200 milhões e será financiado pelo Banco Mundial.
 
Também nesse sentido, foi confirmado ao parlamentar que até o final de agosto o Governo Federal deverá editar uma Medida Provisória (MP) que estabelecerá as compensações que o estado de Rondônia receberá com o fim da arrecadação da cobrança da conta de consumo de combustíveis (CCC).
 
Segundo Valverde, se por um lado a interligação evitará problemas de queda de energia, pois Rondônia passará a fazer parte do sistema nacional recebendo energia da hidrelétrica de Itaipu, até o término das usinas do complexo do Madeira, por outro lado, as perdas com a arrecadação da CCC será grande. A previsão é de R$ 120 milhões/ano. Isto porque, a maior parte da energia de Rondônia, Amazonas e Acre são fornecidas por sistemas isolados, ou seja, termoelétricas movidas a óleo diesel, e sem a utilização do combustível, o estado deixa de receber os valores correspondentes ao diesel.
 
Uma alternativa viável para a compensação é o aumento da alíquota da Cide (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico). Esse imposto é cobrado sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, sendo parte retida pela União e outra parte repassada para os estados. Esse imposto possibilitará a compensação dos estados da região Norte que ainda não foram interligados ao sistema nacional.
 
Questionado sobre o aumento da carga tributária, o deputado Eduardo Valverde disse que a percentagem de aumento na Cide será muito pequena, e que os outros estados da federação já foram beneficiados dessa parcela quando deixaram de ser sistemas isolados.
 
“ No passado muitos estados, inclusive da região sudeste, já foram beneficiados com essa contribuição, então é justo que agora esses estados subsidiem também os estados que farão parte do sistema nacional”, disse.
 
Esses valores de subsídio, explicou o parlamentar, seria por um curto período, um ou dois anos, já que a região norte terá a conclusão de duas importantes hidrelétricas, Santo Antônio e Jirau. Com a conclusão deste complexo hidrelétrico, não só Rondônia será beneficiado, mas todo o Brasil. Quando as usinas tiverem operando, o estado passará a não mais se utilizar do repasse federal.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS