Concessionárias de serviços públicos devem recuperar vias em até 48h, prevê projeto de Lei

Concessionárias de serviços públicos devem recuperar vias em até 48h, prevê projeto de Lei

Concessionárias de serviços públicos devem recuperar vias em até 48h, prevê projeto de Lei

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As empresas concessionárias de serviços públicos responsáveis por obras que impliquem em retirada total ou parcial do calçamento ou pavimento de via pública podem ser obrigadas a reconstituir o dano feito nas vias em até 48 horas, sujeitas ao pagamento de pesada multa, caso o Executivo sancione o Projeto de Lei 416/2008 de autoria do deputado Wilber Coimbra (PSB), já aprovado durante sessão plenária da Assembléia Legislativa no final do mês de junho.
A propositura visa atenuar os problemas de urbanização que muitas cidades de Rondônia enfrentam, uma vez que, as poucas vias pavimentadas frequentemente são recortadas pelas concessionárias para a realização de algum serviço como a instalação de cabos subterrâneos, esgotamento sanitário e, mais precisamente nos últimos meses, os serviços de canalização para abastecimento de água tratada aos domicílios realizados em alguns municípios, principalmente a capital, Porto Velho.
Para o deputado, o descaso das concessionárias de serviços públicos vem colaborando para a aparência de abandono que se encontra a capital e tantos outros municípios, “pois abrem-se verdadeiras crateras nas ruas que depois são tampadas com terra, deixando um remendo mal-feito que aumenta a lama ou a poeira, uma vez que a recuperação da vias, quando acontece, demora meses”, destaca Wilber.
Tramitando na Casa de Leis desde outubro de 2008, o projeto determina que as concessionárias restituam a condição original das vias em um prazo de até 48 horas, sob pena de pagamento de multa diária no valor de 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Rondônia (UPF/RO), que neste ano equivale R$ 1.203,60.
Sócio-educativo
O valor arrecadado com essas multas, de acordo com o projeto, será revertido para um fundo de apoio às creches comunitárias, a serem criadas pelo Poder Executivo mediante Lei própria, vinculado e destinado exclusivamente para o apoio à educação infantil. Autoriza também o Poder Executivo a criar o serviço de terminal telefônico 0800 para as denúncias de casos do descumprimento da Lei.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS