Painel Político (A saúde e a segurança) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Drama
Em Jaru, na Escola Raimundo Catanhede, um ventilador de teto desprendeu-se e atingiu a cabeça de uma aluna da 8ª série, do período matutino. A menina desmaiou, foi socorrida e encaminhada ao Hospital João Paulo II, em Porto Velho. De acordo com a família, aqui na Capital, ela não conseguiu realizar a tomografia, que havia sido solicitada, além de terem sido tratados, segundo eles, com desprezo por parte de funcionários do hospital. Os familiares informaram que a estudante vem apresentando perda de memória e por vezes não distingue sequer os parentes.
Drama II
O caso acima foi publicado em um site de Jaru. A mãe, que acompanhou a filha a Capital, disse que “a ambulância que levou nós (sic) largou lá na frente do hospital e disse que ela ia ser internada. Internada onde? Nos corredores?”. A mãe não sabe o que fazer. Ela e a filha voltaram para Jaru de ônibus, porque a ambulância não as levou de volta.
Problemática
Que o João Paulo II não é nenhuma “Brastemp” todo mundo já sabe, isso não é novidade. Ocorre que é o único pronto-socorro do Estado e as prefeituras não se equipam apenas por um detalhe, não apresentam projetos ao Governo Federal. Se apresentarem projetos, o dinheiro sai. Acontece que as vezes o dinheiro sai, mas não é utilizado como deveria e é aí que a porca torce o rabo.
Porque
Os municípios ficam inadimplentes com a União, que por sua vez não repassa mais recursos. Esse débito gera um problema social grave e não pára mais. Aqui em Porto Velho é assim também, só que uma gravidade, o Pronto Socorro recebe pacientes de quase todo o Estado e a prefeitura, para variar, só arruma desculpa, mas não faz o que deveria, que era exatamente implantar um pronto socorro.
Exemplo
A dinheirama repassada pelas usinas poderia muito bem ter sido utilizada para implantar um hospital modelo na Capital. Isso resolveria dezenas de outros problemas que se arrastam na cidade. Mas não, a prefeitura preferiu torrar milhões em praças, obras que nunca acabam e as que acabam, são mal feitas. Se voou um ventilador de teto em Jaru, por aqui estão voando R$ 2,6 milhões na reforma(?) de uma escola municipal.
Inadimplencia
A taxa geral de inadimplência, que inclui todas as operações com pessoas físicas e também com empresas, subiu de 5,5% em maio para 5,7% em junho deste ano, informou nesta terça-feira (28) o Banco Central. Segundo a instituição, este é o maior valor da série histórica disponibilizada pelo BC na internet, que tem início em junho de 2000. A maior taxa registrada anteriormente havia sido justamente em junho do ano 2000: de 5,6% ao ano. De acordo com a autoridade monetária, este é o nono mês consecutivo de aumento na taxa geral de inadimplência, que registra operações com atrasos superiores a 90 dias.
Celular e direção
Pela primeira vez, segundo o The New York Times, foi feito um estudo sobre o hábito de escrever e enviar mensagens de texto pelo celular na direção de veículos. O jornal norte-americano destaca em sua primeira página da edição de hoje o resultado de um levantamento feito pelo Instituto de Tecnologia da Universidade da Virgínia: o risco de acontecer um acidente enquanto o motorista manda uma mensagem de texto é 23 vezes maior do que quando ele não está digitando no celular. Câmeras instaladas em carros, durante 18 meses, mostraram que imediatamente antes de acontecer uma batida – ou quase –, os motoristas olharam por pelo menos 5 segundos para o celular. O Globo informa que falar no celular é a quarta infração mais comum nas ruas do Rio de Janeiro. Em três horas observando o trânsito da capital, a reportagem flagrou 46 motoristas ao celular.
Por aqui
Nem preciso comentar. Tem gente que atende um telefone enquanto fuma e toma cerveja. Tudo de uma vez só. O pessoal aqui dirige muito. As estatísticas de acidente que o digam. Égua.
Em Vilhena
O prefeito José Rover exonerou o secretário municipal de Comunicação, Ribamar Araújo, e seu adjunto, Juares Soares. Por enquanto, quem assume o cargo é a funcionária municipal Rita Marta Correa, a “Ritinha”. Porém, Ribamar ficará no cargo de adjunto e Soares será nomeado em outra função. O mandatário municipal também fez algumas mudanças nas secretarias de Planejamento e Educação.
Segurança
A senadora Fátima Cleide disse, em entrevista a uma rádio da Capital, que Porto Velho vive tempos de “insegurança” e que a “capital de Rondônia é apontada como a quarta cidade mais violenta do Brasil.” Ela só esqueceu de mencionar o fato de que a prefeitura, que é comandada por seu partido, o PT, não foi capaz, até hoje de criar uma guarda municipal para auxiliar na segurança da cidade. Até Ariquemes, que é uma cidade bem menor já conta com a guarda e isso facilita demais a vida da Polícia Militar, que precisa se desdobrar para atender as ocorrências por aqui.
Segurança II
No longo comercial veiculado pela prefeitura, aparece um trecho informando que a atual administração vem colaborando para diminuir a violência com a colocação de lâmpadas em ruas escuras. Isso não é verdade. As ruas continuam mal iluminadas e se lâmpada espantasse ladrão, não haveriam assaltos à luz do dia. A prefeitura precisa é parar de contar lorota e investir o dinheiro gasto em publicidade na adoção de medidas práticas de combate a violência, como a implantação de ruas de lazer nos bairros carentes e o incentivo aos esportes.
Verdade
A única coisa verdadeira naquela propaganda éo cartão do Bolsa-Família. Todo o resto é lorota, inclusive a parte que fala dos “novos ônibus”. Quem anda de ônibus continua procurando esses veículos.
Sinalização
Porto Velho continua uma cidade sem placas. Não existe sinalização, os motoristas ficam perdidos com ruas que não tem nomes e quebram a suspenção dos veículos em lombadas sem sinalização. Vários semáforos estão com lâmpadas queimadas e o caos continua.
Em campanha
O PMDB, de Valdir Raupp e Emerson Castro estará em andanças pelo interior do Estado durante o fim de semana. Eles vão visitar Montenegro, Buritis, Alto Paraíso, Campo Novo e Ariquemes. Essas visitas são para fortalecer a candidura de Raupp e Marinha, ao Senado e Câmara Federal respectivamente e fazer uma sondagem sobre a possibilidade do partido lançar candidatura própria ao governo em 2010. O mais provável é que o PMDB seja vice do PT.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!