Nota da Associação da PM/BM de Rondônia repudia matéria de autoria de Deputado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao contrário do que supõe o nobre Deputado, os Oficiais da Polícia Militar desempenham rotineiramente atividades operacionais, concomitantemente com suas funções de comando de Unidades e na administração de nossas OPM´s.
Tanto os Oficiais Subalternos até os Oficiais Superiores, diariamente concorrem a escalas ordinárias na atividade operacional, como Comandante do Policiamento Ostensivo e Superior de Dia, entre outras escalas previstas na Instituição.
Além do serviço ordinário, o Oficial da Polícia Militar atua nos policiamentos extraordinários e especiais, como feiras agropecuárias, carnaval, micaretas, shows, reintegração de posse, conflitos agrários, rebeliões em presídios, eleições, entre outros inúmeros eventos.
Todo e qualquer emprego do policial militar é precedido de estudo e planejamento realizado por um Oficial, portanto é indissociável o trabalho do Oficial e o policiamento ostensivo realizado pela Corporação.
O trabalho do Oficial não se limita a nobre e honrosa função de realizar o policiamento ostensivo nos diversos rincões de nosso Estado, servindo e protegendo, como diariamente o faz nossos valores policiais militares dos mais diversos postos e graduações.
Ao Oficial cabe a incumbência do Comando das Unidades, do planejamento operacional, logístico, dos recursos humanos, do ensino policial militar e da coordenação e comando dos diversos policiamentos realizados em todo o Estado.
Para que um policial militar possa sair do quartel para o policiamento, muito trabalho é feito e conduzido pelos Oficiais, desde a própria formação, capacitação e treinamento, o provimento logístico de armamentos, munições, equipamentos e demais meios empregados, o estudo e planejamento do próprio policiamento a ser realizado, além da coordenação e controle das atividades operacionais.
A Polícia Militar de Rondônia é uma Corporação com mais de 5.000 integrantes na ativa, presente em todos os Municípios do Estado e diversos distritos e vilas, que executa as mais diversas missões na esfera da segurança pública, sendo a instituição a que os demais órgãos e poderes tem se socorrido, cuja gestão está sob a incumbência dos seus Oficiais.
Já conhecemos essas falácias e já experimentamos ações inconsequentes de desvalorizar o trabalho dos Oficiais, como se a segurança pública estivesse alicerçada somente na presença do homem nas ruas ou em ações pirotécnicas, sem planejamento, controle e metas a serem alcançadas.
Como representante do povo e agente político, seria muito proveitoso se o nobre Deputado Alexandre Brito visitasse nossas Organizações Policiais Militares, seja em nível de Comando ou do mais longínquo Grupamento Policial Militar, quando poderia constatar os esforços e os frutos dos trabalhos realizados pelos Oficiais e principalmente de que a Corporação em sua estrutura prevê atribuições de acordo com os postos e graduações, e todos (Oficiais e Praças) exercem suas atividades com excelência e de forma harmoniosa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!