Há um ano, o Governo do Estado implantou, em vários municípios rondonienses, as Secretarias Executivas Regionais, que comemoram neste final de julho, seu primeiro aniversário. A criação das pastas, segundo a administração estadual, tem como objetivo, dar agilidade aos trabalhos realizados pelo Governo de Rondônia, especialmente por intermédio da desburocratização dos serviços. Entre os municípios contemplados está Ariquemes, que tem sua Executiva Estadual representada elo secretário Edson Jorge Ker.
Ele explica que a Regional do município abrange oito cidades da Região e é responsável pelo gerenciamento de cerca de 20 órgãos estaduais que funcionam em Ariquemes. Mesmo com tanto trabalho à frente, ele garante que em apenas um ano de existência, o Governo do Estado, através da Secretaria, conseguiu dar uma nova cara à cidade e a Região do Vale do Jamari, graças também, de acordo com ele, a outro grande aliado, o deputado Tiziu Jidalias.
Edson Ker destacou que a união destas três forças (Governo do Estado, Secretaria e deputado Tiziu) tem resultado em inúmeras obras e implantação de programas que beneficiaram toda a população da Grande Ariquemes. Entre elas, cita as obras de pavimentação asfáltica, que estão em pleno vapor, e sendo realizadas no perímetro urbano de 11 municípios: Machadinho do Oeste, Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Vale do Anari, Rio Crespo, Cujubim, Jaru, Cacaulândia, Alto Paraíso, Buritis e Ariquemes.
Ele aponta que as obras são realizadas pelo Departamento de Obras Civis e Serviços Públicos (Deosp), e fazem parte do pacote de obras do Governo Estadual, complementando que, a área urbana de Ariquemes incluiu três quilômetros de asfaltamento feitos na avenida Hugo Frey, trecho compreendido entre a Avenida Tancredo Neves até a BR-364. “Esta obra foi solicitada pelo deputado Tiziu com urgência, já que as vias dão acesso ao setor urbano de Ariquemes e ao Parque de Exposições, que realiza uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte e, portanto, são utilizadas por motoristas que querem desviar do grande fluxo de veículos da BR-364, que acontece na temporada da festa” explanou o secretário, salientando que na região, o grande tapete preto que está se estendendo por todo o Estado, vai proporcionar mais conforto para os motoristas, em especial aos produtores rurais que precisam utilizar estes trechos para transportar sua produção.
Na agricultura, os produtores rurais, que sempre têm sido priorizados pelo Governo do Estado, foram beneficiados também com a entrega de 24 tanques de resfriamento de Leite para as Associações Rurais da região, e o Pró-Peixe: programa de piscicultura lançado em maio deste ano em Ariquemes pelo governador Ivo Cassol, atendendo pedido feito pelo deputado Tiziu Jidalias. Em apenas dois meses, o programa, já atende cerca de 30 produtores da região.
Além disso, depois da implantação da Regional, o Programa de Mecanização Agrícola (Promec), ganhou impulso e já atinge mais de 2 mil famílias de agricultores na Região. A meta do Governo do Estado com o Promec ainda para este ano, reforçou Edson Ker, é alcançar outras 60 na região, o que representa mais 2 mil horas máquina para os produtores aumentarem ainda mais sua renda na propriedade.
Segurança
Outra grande preocupação do Governo do Estado em relação à Grande Ariquemes, citou o secretário, tem sido com a segurança. Para agilizar os trabalhos, lembrou que o deputado Tiziu solicitou agilidade na construção da Penitenciária Estadual de Ariquemes, que foi iniciada em abril deste ano na estrada que dá acesso à linha C 75, às margens da BR 364. “A construção de mais três celas na Casa de Detenção de Ariquemes e reformas, além da construção do Presídio de Buritis, inaugurado na segunda quinzena de abril deste ano, aliadas as reformas feitas nas Delegacias de Ariquemes; Instituto de Criminalística; Instituto de Identificação; e no IML de Ariquemes completam o reforço para a segurança dos moradores da Região”, complementou.
Saúde e educação
O setores de Saúde e educação, conforme o secretário, também têm merecido atenção especial do Governo do Estado e neste um ano de implantação da Executiva Regional de Ariquemes, a população do Vale do Jamari recebeu com grande alegria, a chegada de mais seis ambulâncias, que estão dando apoio aos Hospitais da região de Ariquemes, além de ambulância pré-hospitalar e equipamentos de segurança e salvamento para o Corpo de Bombeiros de Ariquemes. “A construção da nova Sede do Corpo de Bombeiros de Ariquemes é a próxima prioridade”, ressaltou.
Ainda de acordo com Edson Ker, as indicações do deputado Tiziu, atendidas pelo Governo do Estado e executadas pela Secretaria Regional, contemplaram neste último ano, todas as 24 escolas estaduais da área de abrangência de Ariquemes. Ele conta que as instituições de ensino da região foram contempladas com obras de reforma, receberam novos equipamentos e materiais didáticos, e desta forma, o Vale do Jamari melhorou ainda mais a qualidade do ensino.
Além do apoio operacional, o secretário mencionou que a oficina mecânica, que funciona anexo à Secretaria Regional de Ariquemes, realiza serviços de manutenção nos veículos dos órgãos estaduais do município e Região, e além de gerar economia significativa ao Estado, tem dado fôlego aos policias, que antes tinham que se preocupar com as viaturas em mau estado e agora têm mais tempo para combater o crime. “Ou seja, mesmo tendo apenas um ano de Secretaria conseguimos avançar muito, temos muito que comemorar. O grande beneficiado com tudo isso, certamente é a população da região, que pode acreditar, o Governo do Estado tem um carinho enorme por nossa região e sempre estará atendendo nossas prioridades”, resumiu Edson Ker.
As Secretarias Executivas Regionais foram instaladas também em: Porto Velho; Guajará Mirim; Jaru; Ji-Paraná; Cacoal; Rolim de Moura; Vilhena; São Francisco; e Ouro Preto do Oeste.