Rede Amamenta Brasil capacita tutores em Porto Velho

Rede Amamenta Brasil capacita tutores em Porto Velho

Rede Amamenta Brasil capacita tutores em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de formar tutores em aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, está realizando a primeira oficina de tutores em aleitamento materno de Rondônia, dirigida a profissionais de saúde do município de Porto Velho. A oficina, com duração de 40 horas, iniciou-se nesta segunda-feira, 20, e seguirá até a sexta-feira, 24, e está sendo realizada em conjunto por profissionais da área técnica da Criança e Aleitamento Materno da Sesau e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, acompanhados pela enfermeira Kátia Kreling Vezozzo, enfermeira do Grupo Operacional da Rede Amamenta Brasil do Ministério da Saúde e pela coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata do Hospital de Base, Socorro Tavares.
 
De acordo com Kátia Kreling, o aleitamento materno é uma das ações que conseguem, sozinhas, fazer reduzir a mortalidade infantil, um dos problemas de índice elevado que o Brasil ainda enfrenta. “Neste sentido, deve haver um esforço coletivo para que as mães sejam estimuladas a amamentar as crianças até o sexto mês, utilizando até este período, exclusivamente, o leite materno”, explicou. Posteriormente podem ser introduzidos outros alimentos junto à amamentação.
 
Neste sentido, segundo Kátia, o objetivo da Rede Amamenta Brasil é desenvolver uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, considerando a interdisciplinaridade dos profissionais, a educação permanente em saúde, a visão de mundo e as realidades regionais distintas.
 
De acordo com Socorro Tavares, essa primeira equipe multiprofissional que está sendo capacitada é composta por médico, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos e administradores.  Eles vão formar a primeira equipe de tutores que vai replicar o conhecimento para as demais unidades básicas de Saúde na Capital e nos demais municípios do Estado. Em Porto Velho, segundo ela, há o compromisso da Semusa em incentivar a implantação da Rede Amamenta nas sete unidades básicas de Saúde que serão posteriormente monitoradas e certificadas pelo Ministério da Saúde.
 
Para Kreling, esse trabalho traz “um novo olhar” sobre o processo de aleitamento materno, onde toda a equipe das unidades deve se envolver para atingir a mulher, desde que ela faça a primeira visita à unidade de Saúde para fazer o pré-natal. 
 

“É um esforço coletivo para que o aleitamento materno seja abordado nas unidades básicas e que seja referência para as comunidades”, informou Socorro, destacando que as informações sobre o aleitamento materno devem ser estendidas no acompanhamento da criança até aos três anos de idade, ou seja, esse trabalho não se esgota com o nascimento da criança. “Precisa ser prosseguido, acompanhado e monitorado”, concluiu.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS