Sociedade organizada realiza mutirão de limpeza no Jaci Paraná
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi realizada no último sábado, 18,
Após quatro horas de trabalho foram retiradas quase duas toneladas de resíduos sólidos de alto impacto na qualidade da água, sendo a maioria sacos plásticos e sucatas metálicas contaminadas.
De acordo com Sílvio Tonelli, vice-presidente da Sopescar, o local foi escolhido por concentrar vários pontos turísticos do Estado. “Jaci Paraná tem recebido muitos turistas, principalmente por ser o berço da construção de uma das Usinas do Complexo do rio Madeira, além disso, o Distrito possui inúmeros pontos turísticos. O projeto visa conscientizar a população em geral sobre a preservação de nossos rios e lagos evitando um futuro desastroso já que todos nós dependemos deles”, disse.
Desde 2005 a Eletronorte é uma das parceiras do Rio Limpo, que está ligado a Sistema de Gestão, na educação ambiental. “A Empresa participa do projeto desde a primeira edição, que propõe a conscientização das comunidades sobre a importância da manutenção da qualidade das águas e também da preservação das matas ciliares, além disso, o Distrito está localizado junto ao sistema de transmissão da Eletronorte (Interligação Elétrica Rondônia/Acre)”, explica o coordenador do meio ambiente da Empresa, Fernando Bastos.
Roberto Tomio, gerente da Eletronorte e que representou o gerente Regional no evento, falou da satisfação em participar da ação educativa. “Pelo terceiro ano consecutivo sou voluntário do projeto. É com satisfação que pretendo continuar nessa caminhada junto à área de meio ambiente da Empresa e aos coordenadores do Rio Limpo”, enfatizou o gerente.
Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre voluntários, profissionais das empresas e órgãos do município e do Estado, como, Sedam, Setur, Fimca, Ibama, Marinha, Sesc, Sema, Fiero, Semas. O Projeto Rio Limpo foi realizado em parceria com Projeto Verão Limpo, que atualmente é coordenado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!