PM inicia curso de Promotor de Polícia Comunitária
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou na manhã de ontem, no auditório da Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro), a aula inaugural da primeira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no município de Jaru. O curso é destinado à capacitação de policiais militares, civis, federais, rodoviários federais e bombeiros militares, tendo como convidados integrantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fórum, Sejus, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Loja Maçônica, Associação Comercial e Industrial de Jaru, Apae, Lions Clube, Conselho Comunitário, bem como outras instituições que estão ligadas direta ou indiretamente à segurança pública.
O curso é organizado pelo Núcleo de Polícia Comunitária da PM, tendo como coordenador o tenente-coronel PM Adilson Bandeira Pinheiro, que fez parte da mesa de honra juntamente com o coronel PM Kleber Abelha Ferraz, coordenador Regional de Polícia II, o coronel PM Pedro Leopoldo Bitencourt, coordenador Regional Adjunto de Polícia II, o major PM Plínio Sérgio Cavalcante, comandante da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru e o capitão PM Francisco Neurimar Gomes Andrade, sub-comandante de Jaru. “O objetivo do curso é levar à comunidade o verdadeiro papel da Polícia e buscar interagir com ela no combate à criminalidade”, declarou o coordenador Adilson.
O treinamento terá duração de 44 horas/aula, onde serão abordados os temas: “Polícia Comunitária e a sociedade”, ministrado pelo capitão PM Magalhães de Ji-Paraná; “Direitos Humanos”, pelo tenente-coronel PM Atílio de Ariquemes; “Mobilização Social”, pelo capitão PM Iago de Pimenta Bueno; “Relações Interpessoais”, pelo capitão PM Rodney, psicólogo de Ji-Paraná, e “Mediação de Conflitos”, pelo capitão PM Áureo de Ouro Preto do Oeste.
Na oportunidade os participantes receberão diversos ensinamentos e experiências sobre Polícia Comunitária e ao final, estarão aptos a difundirem a filosofia e, consequentemente, mobilizarem a comunidade para a criação de conselhos comunitários. O encerramento do curso será no próximo dia 10.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!