A Faculdade São Lucas, em parceria com o ICB5-USP, realizou de 5 a 10 de julho de 2009, em Monte Negro, município do interior rondoniense, a V Extensão Universitária, envolvendo a participação de 25 acadêmicos do terceiro ao oitavo períodos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, escolhidos mediante processo seletivo dentre 70 candidatos. Novamente o anfitrião da extensão foi o Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo que, desta vez, contou com o auxílio dos professores médicos Dr. MSc. Marcelo Maravieski, Dr. Carlos Antônio Moura de Toledo, Dr. Darci Luis Duro Janarelli e o Dr. Elierson Rocha, recém- contratados para compor o novo quadro de docentes da Faculdade São Lucas.
Com 160 consultas e 26 pequenos procedimentos cirúrgicos, a Extensão Universitária cumpriu o seu objetivo de levar atendimento médico capacitado e gratuito à população do município e demais regiões, ao mesmo tempo em que preparou um pouco mais os alunos para um atendimento humanista e técnico, sem se distanciar da realidade das carências e necessidades dos serviços públicos de saúde. Os novos professores, oriundos dos mais diversos Estados do país, tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato e compreender a realidade e contexto dos atendimentos no interior de Rondônia. O professor Marcelo Maravieski, ex-professor da UFC, ficou surpreso com as mais variadas patologias típicas da região amazônica, onde as doenças infecciosas (hanseníase, hepatites e micoses) corresponderam à boa parte dos atendimentos. Segundo o professor Carlos Toledo, em concordância com as novas diretrizes do MEC, a atividade buscou direcionar a atenção do aluno ao atendimento humanizado, onde o tratamento da doença deve ser feito de maneira a não perder de vista o paciente como um todo.
A paciente Ivone de Souza Oliveira, moradora da linha C-40, disse que ficou surpresa com a qualidade e compromisso da equipe de atendimento. “Muito bom o serviço de vocês, estou satisfeita e entendi tudo o que foi explicado de maneira simples, porque a gente não tem muito conhecimento. Até hoje não tinha visto uma atenção desse tipo nos médicos aqui e isso é muito bom para a nossa gente”, mencionou. Devido à grande aceitação dos pacientes e à produtividade por parte dos alunos e professores, está sendo estudada uma ampliação na VI Extensão Universitária, prevista para o mês de janeiro/2010, que contará com a presença de dois acadêmicos de cada curso de Medicina dos Estados do Acre, Amazonas e Roraima, além de uma vaga direcionada a um acadêmico das outras faculdades de medicina do Estado de Rondônia, numa proposta inovadora da Faculdade São Lucas, visando promover uma interação entre os discentes de outras instituições da região amazônica.